
A Toro Investimentos foi adquirida pelo Santander Brasil em 2021. Foto: divulgação.
A Toro, plataforma de investimentos do Santander Brasil, anunciou a compra das fintechs Mobills, cearense focada em finanças pessoais e controle financeiro, e Monetus, mineira especializada em investimentos.
A empresa não abriu os valores das transações, mas informou que elas envolvem dinheiro e troca de ações, transformando acionistas de ambas as empresas em sócios da Toro. A operação ainda depende de aprovação dos reguladores.
Com sede em Fortaleza, a Mobills possui uma variedade de aplicativos financeiros que contam com mais de 30 milhões de downloads. O principal deles é o app homônimo, que tem 10 milhões de downloads.
O app permite que os clientes estabeleçam quais são seus objetivos financeiros e monitorem de perto as finanças. Com a análise de renda e gastos cada vez mais apoiada na inteligência artificial, o usuário tem acesso a insights para tomada de decisão.
A integração dos dados de diversas instituições, em desenvolvimento pela Mobills, está alinhada ao projeto do open banking, que permitirá agregar e automatizar toda a vida financeira do cliente, independentemente da instituição financeira utilizada.
Já Monetus foi criada em Belo Horizonte e tem um app de investimento automatizado baseado em objetivos. Após considerar as necessidades e o perfil de risco do cliente, o app cria, executa e acompanha automaticamente uma estratégia personalizada de investimentos.
Em sua evolução, a companhia passou a oferecer também um serviço de planejamento financeiro pessoal, realizado pela rede de Monetus Financial Planners (MFPs), profissionais independentes que utilizam a tecnologia e metodologia da empresa para atender seus clientes.
O track record da estratégia em ações executada pelo aplicativo acumula valorização líquida de 177% desde o início, em 2017, em comparação a uma apreciação de 98% do Ibovespa.
Tanto a Mobills quanto a Monetus são empresas que crescem em ritmos superiores a 100% ao ano, utilizam capital gerado pela própria atividade e já atingiram a lucratividade, além de terem nascido com visão mobile first e compartilharem da mesma cultura ágil e escalável de desenvolvimento da Toro.
Com as aquisições, a Toro busca complementar seu portfólio de serviços e ampliar a atuação no país. Ao todo, serão 10 milhões de usuários adicionados ao ecossistema de serviços da companhia.
A movimentação também deve acelerar a conexão da plataforma com o open banking, permitindo que clientes tenham uma visão agregada de suas contas em outras instituições e automatizem estratégias de investimento personalizadas para seus objetivos.
“Seremos a primeira corretora com visão integral do cliente, dos gastos até os investimentos, e independente da instituição financeira que utiliza", destaca Gabriel Kallas, cofundador e CEO da Toro Investimentos.
Criada em 2010 como uma empresa de tecnologia e educação financeira, a Toro Investimentos teve 60% do seu capital adquirido pelo Santander Brasil em 2021. O banco a fundiu à Pi, plataforma de investimentos do banco. Juntas, elas totalizam mais de 2 mil produtos.