
Gilmar Hansen. Foto: divulgação.
A Totvs anunciou nesta terça-feira o aguardado upgrade de seu software Fluig, contando com novidades como compatibilidade com o banco de dados da Oracle, e recursos novos como o Fluig Meetings, para colaboração, e Gestão da Lista de Tarefas, integrado ao Workflow/BPM da plataforma.
Este é o terceiro upgrade do Fluig, plataforma de colaboração da companhia brasileira, que desde 2012 já recebeu investimentos de aproximadamente R$ 58,4 milhões. Segundo a Totvs, foi revisada a biblioteca interna de funcionalidades para tornar a navegação 30% mais leve, consumindo menos recursos de hardware.
O lançamento do Fluig Meetings é resultado de uma parceria entre o Fluig e a startup norte-americana Moxtra. O Meetings mescla os recursos de gestão de conteúdo (ECM) do Fluig com ferramentas de edição de conteúdo em reuniões virtuais.
A solução será destinada principalmente aos segmentos de Saúde, Educação e Construção, entre outros em que há a necessidade de trabalhar remotamente em grupo para discussão e edição colaborativa de documentos.
A partir de um documento hospedado no Fluig, o aplicativo permite iniciar reuniões com voz na plataforma, com compartilhamento de anotações gráficas ou de voz. As reuniões acontecem em ambiente web ou dispositivos móveis iOS ou Android.
Com o Gestão de Lista de Tarefas, os usuários podem controlar suas rotinas de trabalho na companhia, designando a tarefa e estipulando o prazo em que ela deve ser feita – quando será enviado um alerta ao responsável por ela.
“Tudo pode estar integrado dentro da ferramenta de gestão de processos da companhia e a solução pode ser abastecida, por exemplo, durante uma reunião com todos os passos que serão dados dali para a frente, com um responsável e um prazo determinados, como seria feito antigamente em uma ata”, explica o diretor de Produto do Fluig, Gilmar Hansen.
A manobra com a Moxtra, empresa do Vale do Silício fundada por Subrah Iyar, empresário criador da WebEx, e adquirida pela Cisco em 2007 por US$ 3,7 bilhões, é mais um indício que a empresa está apostando alto no Fluig como um produto de ponta para o futuro, com plano de cadastrar 35 canais até o final do ano.