Totvs rumo ao canal único no RS

Os representantes dos diferentes canais do grupo Totvs no Rio Grande do Sul negociam uma fusão que deve levar a empresa, hoje o maior player do mercado de ERP nacional, a ter uma cara única no estado até maio de 2010.

É o que garante o diretor da Datasul–RS, Luiz Azevedo, que acaba de terminar o processo de negociação que uniu Datasul Centro Sul e Centro Norte às duas franquias gaúchas da empresa catarinense – adquirida pela Totvs em julho do ano passado.
22 de junho de 2009 - 12:06
Totvs rumo ao canal único no RS
Os representantes dos diferentes canais do grupo Totvs no Rio Grande do Sul negociam uma fusão que deve levar a empresa, hoje o maior player do mercado de ERP nacional, a ter uma cara única no estado até maio de 2010.

É o que garante o diretor da Datasul–RS, Luiz Azevedo, que acaba de terminar o processo de negociação que uniu Datasul Centro Sul e Centro Norte às duas franquias gaúchas da empresa catarinense – adquirida pela Totvs em julho do ano passado.

“Claro que a conclusão depende de muita negociação, mas é uma decisão lógica do ponto de vista comercial e estimulada pela alta direção”, resume Azevedo, mencionando os ganhos operacionais gerados pela fusão das franquias Datasul e a política de comissões da Totvs, que oferece condições especiais para canais únicos.

De acordo com Azevedo, a experiência da fusão entre os canais da Datasul – informação adiantada pelo Baguete em janeiro - será importante na construção do canal único da Totvs, cuja receita é estimada em R$ 30 milhões ao ano, com mil clientes divididos entre as marcas RM, Logocenter e Microsiga.

“Em empresas de TI, todo o capital está nas pessoas. Se o processo é mal conduzido, pode haver perda de recursos”, aponta o empresário, destacando a “tranqüilidade” com que foi conduzida a fusão, ao longo de seis meses de negociações. “Não perdemos nenhum cliente e inclusive conquistamos um grande: a Vipal, de Nova Prata”, revela.

A Datasul-RS tem faturamento de R$ 17 milhões por ano, 200 colaboradores e 300 clientes ativos. A nova empresa é presidida por Azevedo, da Centro Norte, mas das seis diretorias, cinco ficaram com executivos da Centro Sul. Nas gerências, a divisão entre as duas empresas foi meio a meio.

Integração complicada
Em fevereiro de 2008, a Totvs anunciou que tinha cinco canais de distribuição próprios, que já faziam a venda de todos os produtos de suas diferentes marcas: Microsiga, Logocenter, RM Sistemas, Midbyte, BCS, Totvs Infra, Totvs BPO e Totvs Consulting.

Os pontos eram localizados na grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Mato Grosso e Espírito Santo. No começo do ano, a Totvs incorporou toda a operação da franquia da Datasul na Bahia.

Em abril, José Rogério Luiz, presidente executivo, CFO e diretor de Relacionamento com Investidores da Totvs, esteve em Porto Alegre participando do Meeting de TI.

Na ocasião, o executivo anunciou que os planos de unificação de canais seguiam na lista de prioridades, e que uma “grande novidade” sobre o tema seria anunciado em breve.