
Hackers normalmente cometem crimes usando um capuz. Foto: Depositphotos.
A Totvs, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, sofreu um ataque cibernético.
Em comunicado ao mercado, a Totvs confirmou o incidente, mas assegurou que “todas as operações foram mantidas”.
A Totvs afirma ainda que “proteção dos dados é uma prioridade”, mas não chega a comentar se dados de clientes foram vazados no ataque.
O grupo de hackers conhecido como BlackByte assumiu a autoria do ataque e publicou em fóruns na Internet amostras de dados supostamente roubados da Totvs.
Um screenshot mostra o que parece ser uma tela de sistema, com uma lista com 30 nomes de empresas, a grande maioria integrantes do chamado Sistema S (regionais do Senac, Sebrae, Sesc e algumas empresas estatais).
O grupo não mostra dados específicos além dos nomes, ao lado de cifras, que normalmente sinalizam a quantidade de arquivos dentro de cada pasta.
O BlackByte é um dos grupos mais conhecidos de criminosos digitais, normalmente roubando dados em troca de um resgate.
Normalmente, o grupo publica dados na darkweb em questão de horas após a invasão, deixando pouca margem para reação da vítima.
Veja a nota da Totvs na íntegra:
A TOTVS prezando pela transparência e responsabilidade, comunica que está respondendo a um ataque cibernético. A Companhia, por meio de uma ação rápida e diligente, seguindo seus protocolos de segurança previamente estabelecidos, garantiu a continuidade normal de seus serviços e operações.
A TOTVS valoriza profundamente a segurança das informações de todos os seus stakeholders. A proteção dos dados é uma prioridade e um compromisso da Companhia, que segue monitorando todos os seus sistemas para prevenir e responder a qualquer tipo de nova ameaça.