
Sede da Tramontina, em Carlos Barbosa. Foto: divulgação
A Tramontina, fabricante de utensílios domésticos e ferramentas com sede em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, optou pelo Delphi, plataforma de desenvolvimento da Embarcadero, para criar seu sistema de força de vendas para iOS.
A solução, utilizada por mais de 500 representantes e coordenadores de vendas da companhia, é disponível para tablets, smartphones ou notebooks, e oferece possibilidade de trabalho online e offline.
Conforme Marcos Sganderlla, gerente de TI da Tramontina, a ferramenta permite aos vendedores cadastrar pedidos e gerenciar a carteira de clientes, agilizando o serviço em campo.
“Optamos pelo Delphi devido ao fato de nossa equipe de desenvolvimento possuir grande conhecimento e experiência com a ferramenta”, explica o executivo.
Segundo ele, a empresa já tem uma solução desenvolvida em PocketStudio para a plataforma Palm OS e chegou a cogitar o desenvolvimento do software para a plataforma Android, utilizando o próprio SDK e o XCode para iOS, mas considerou as linguagens incipientes.
“Ficamos preocupados com a falta de documentação. Considerando os prós e os contras das características do projeto, ficou claro que adotar o Delphi, devido à possibilidade de usar um único código para mais de uma plataforma, seria a melhor alternativa”, explica Sganderlla.
Ainda de acordo com o gestor de TI, também pesou na escolha pela plataforma da Embarcadero o poder de processamento, que permite acessar milhões de registros em base de dados com velocidade no desenvolvimento de back ends e front ends, além de oferecer estabilidade às aplicações.
A Tramontina emprega mais de seis mil colaboradores e está presente em mais de 120 países.
A empresa fechou 2012 com lucro líquido ajustado de US$ 38 milhões, contra US$ 28,5 milhões de 2011.
Já a Embarcadero tem sede na Califórnia. Sua linguagem de programação é utilizada por 90 empresas do ranking Fortune 100, além de uma comunidade de mais de três milhões de usuários no mundo inteiro.