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A Autopass, empresa de tecnologia para mobilidade urbana, adotou a solução da Infobip e da DNK Infotelecom para a compra pelo Whatsapp de passagens para o transporte público em São Paulo, incluindo os trens da CPTM, o metrô e os ônibus.
O projeto desenvolvido para a secretaria de transportes do estado de São Paulo permite o passageiro recarregar o cartão intermunicipal, Cartão BOM, ou comprar o Bilhete Digital QR Code, unitário.
Após o atendimento realizado por um chatbox, o passageiro recebe um link para finalizar o pagamento com o PIX operado pela Pacman, companhia de processamento de pagamentos.
Após essa operação ser validada, obtém o bilhete virtual chegando à estação com essa etapa de compra já resolvida.
A Infobip ofereceu a infraestrutura digital para suportar os picos de demanda. O projeto começou com a venda do bilhete único avulso e evoluiu para recarga do cartão de transporte BOM também por WhatsApp.
A DNK, por seu lado, foi responsável pela integração do sistema com o link de pagamento e a conexão com os remetentes da rede social em nuvem, garantindo a continuidade do serviço mesmo em momentos de pico, sem quedas ou downtime.
Anteriormente, essas operações eram isoladas e sem integração. “Com o novo sistema de autosserviço, o cliente está acessando diferentes canais de forma transparente. O passageiro participa de uma única jornada sem interrupção e sem limite de horário ou dias da semana”, diz Lilia Cristina Ferrari Macieira, Coordenadora de Atendimento ao Cliente da Autopass.
Segundo o governo do estado de São Paulo, passam 4 milhões de passageiros diariamente nas estações de metrô da cidade, que somados aos dados da CPTM são em média 5,3 milhões de passageiros diariamente.