
A Finep acaba de aprovar o Sistema Computacional de Alto Desempenho (SCAD) da Universidade Federal de São Paulo, unidade de São José dos Campos.
Avaliado em R$ 824 mil, o sistema totalizará, aproximadamente, 360 processadores dispostos em 30 nós (ou unidades) de processamento, interligados por rede rápida e trabalhando em paralelo.
Além disso, deverá incluir funcionalidades como aceleradores de desempenho por hardware e sistema de armazenamento de dados de alta capacidade.
Segundo Álvaro L. Fazenda, professor da área de Processamento de Alto Desempenho da Unifesp, o SCAD ajudará a impulsionar o desenvolvimento tecnológico e as pesquisas da instituição, principalmente nas áreas genômica, proteômica, no desenvolvimento de novos fármacos, na dinâmica de fluídos computacional, em Ciências Ambientais e de Materiais e, especialmente, na área de Biomarcadores.
“O novo sistema vem suprir todas as áreas de pesquisas que demandam muitos cálculos matemáticos, permitindo simular o comportamento de fenômenos que ocorrem nas mais diversas áreas da ciência”, explica Fazenda.
O sistema terá caráter multiusuário e atenderá todos os demais campi da Unifesp, disponibilizando seus recursos como um serviço pela internet.