Uma parceria entre a Unisinos e o Tribunal de Justiça do estado tem procurado auxiliar os endividados na renegociação de dívidas.
Denominado Projeto de Tratamento das Situações de Superendividamento do Consumidor, o serviço busca a reinserção social do endividado por meio da conciliação realizada em audiências de renegociação. O projeto é desenvolvido por alunos dos cursos de direito e serviço social, sob a supervisão da coordenadoria do curso de direito da Unisinos.
Ao procurar o projeto, o consumidor primeiramente é atendido por um aluno de serviço social, que realiza uma entrevista. A partir daí, é constatada a disponibilidade do pagamento, sendo encaminhado para a realização de uma audiência com os credores. O valor do salário e o tamanho da família são considerados na hora da renegociação.
A professora e coordenadora de estágio do curso de Direito, Maria Alice Rodrigues, revela que muitas pessoas não têm noção de como lidar com o orçamento doméstico. Após a renegociação, o cidadão deverá se comprometer a não se endividar novamente.
“O projeto tem um viés pedagógico, de orientação. Na verdade, a previsão do projeto é de que, após três meses da audiência, o ex-endividado seja chamado por nós para sabermos se ouve melhora na vida econômica”, enfatiza ela.
O atendimento acontece no fórum (Avenida Unisinos, 99, sala 601), em São Leopoldo. Informações adicionais pelo telefone (51) 3590.1299.