Unisinos manda 18 para Coreia do Sul

Dezoito alunos da Unisinos embarcarão no primeiro semestre para bolsas de até um ano em universidades da Coreia do Sul.

04 de janeiro de 2012 - 11:54

Dezoito alunos da Unisinos embarcarão no primeiro semestre para bolsas de até um ano em universidades da Coreia do Sul.

 
O maior grupo é de estudantes das engenharias, incluindo dois da Computação, mas também participam alunos da Geologia, Jogos Digitais, Gestão para Inovação e Liderança, Biologia e Design.
 
O valor das bolsa é de U$ 870 que serão pagos trimestramente pelo governo brasileiro, através do programa Ciência sem Fronteiras. Estão contemplados ainda as mensalidades, as passagens aéreas, o auxílio instalação e o seguro saúde.
 
As universidades coreanas são a Sogang University, Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang (Postech), Kaist e Sungkyunkwan University (SKKU). Em agosto, mais dois alunos iniciam as aulas na Seoul National University (SNU). 
 
“Esse intercâmbio é de grande importância para a para a Unisinos, tendo em vista a aproximação com empresas e com o governo coreano e, principalmente, consolidando as parcerias que os professores que estiveram nesse país no início de 2011 criaram”, aponta o gerente de graduação tecnológica da Unisinos Cláudio Senna Venzke. 
 
Ao longo de 2011, a universidade de São Leopoldo mandou seis professores para cursos de pós-doutorado nesta área da tecnologia. 
 
A movimentação era parte das medidas preliminares para a implantação do Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos, um investimento de R$ 4,5 milhões da universidade que abriga temporariamente a operação da joint-venture coreano brasileira HT Micron, que está investindo R$ 200 milhões em uma fábrica no campus.