Uma pesquisa online da Unisys Corporation indica que é mais provável os funcionários pedirem para o departamento de TI de suas companhias solucionarem problemas com equipamentos pessoais que utilizam no trabalho do que consertarem eles próprios o problema ou pedir ajuda ao fabricante do dispositivo.
Para o estudo, foram consultados 556 trabalhadores de informação (iWorkers), que responderam à pergunta: “Com quem você busca suporte quando algo dá errado com o aparelho pessoal que você usa no trabalho?”.
Dos entrevistados, 47% responderam que buscam o departamento de TI da empresa.
Já 11% disseram que contatam o fornecedor primário da tecnologia e 33% dos participantes indicaram que eles próprios consertam antes o problema.
Esse resultado corrobora com os da segunda pesquisa anual de consumerização de TI da Unisys, conduzida em maio de 2011 pela IDC.
Naquele estudo, executivos de TI responderam que os funcionários que encontram problemas com um aparelho pessoal usado para o trabalho costumam pedir auxílio ao departamento de TI em quase 60% das vezes.
Um dado não muito positivo para as empresas, conforme avaliação da Unisys.
“A consumerização de TI pode sobrecarregar as organizações se elas não encontrarem formas criativas de suportar o aumento do uso de tecnologias pessoais para o trabalho dos iWorkers,” afirma Larry Dunn, vice-presidente de Soluções Globais de Outsourcing da Unisys.
Para ele, é preciso que os líderes de TI reavaliem seus processos para suportar e gerenciar usuários finais cada vez mais móveis e explorar novos canais, como suporte self-service, para auxiliar na solução dos problemas com tecnologias pessoais.
“Com maior proatividade, CIOs podem transformar um desafio potencial em um enorme estimulador de produtividade”, conclui Dunn
Com sede nos EUA, a Unisys oferece serviços de outsourcing, integração de sistemas e consultoria, além de soluções de infraestrutura de TI, manutenção e tecnologia de servidores de grande porte.
A companhia emprega aproximadamente 23 mil colaboradores em todo o mundo.