SEGURANÇA

Vazamento no Capital One afeta milhões de clientes

Informações pessoais de mais de 100 milhões de pessoas estão envolvidas em um dos maiores roubos de dados de um banco. 

30 de julho de 2019 - 16:19
A Capital One diz que notificará os indivíduos afetados pelo vazamento. Foto: Divulgação.

A Capital One diz que notificará os indivíduos afetados pelo vazamento. Foto: Divulgação.

O banco Capital One foi alvo de mais um vazamento de dados gigante nos Estados Unidos. A empresa admite que informações pessoais de mais de 100 milhões de pessoas estão envolvidas em um dos maiores roubos de dados de um banco. 

Para a grande maioria dos consumidores, a violação provavelmente expôs detalhes como nomes e endereços, e não números da Previdência Social e da conta bancária, que foram roubados de poucos clientes.

O banco disse que é “improvável que a informação tenha sido usada para fraude ou disseminada por quem efetuou o ataque”, e também que não foram expostos números de cartões de crédito ou senhas.

A notícia do ataque ocorre apenas uma semana depois que a Equifax chegou a um acordo de US$ 650 milhões em relação à violação de 2017, o que ressalta a importância da segurança digital em um momento em que grandes vazamentos de informação ao consumidor são cada vez mais frequentes.

O suspeito do ataque ao Capital One é identificado em documentos judiciais como um engenheiro de software de 33 anos chamado Paige Thompson. Ele é acusado de roubar 140 mil números de Previdência Social e 80 mil números de contas bancárias, além de 1 milhão de números de “seguro social”, que são o equivalente canadense dos números de Segurança Social.

As informações obtidas por ele vieram de pedidos de cartão de crédito que consumidores e pequenas empresas apresentaram entre 2005 e 2019, de acordo com a Capital One. 

A Capital One diz que “notificará os indivíduos afetados através de uma variedade de canais”. 

O ataque foi identificado pela empresa há duas semanas e divulgado nesta segunda-feira, 29.