DESEMPENHO

Venda de computadores cai 26% no Brasil

Queda foi puxada pela preocupação com os altos índices de inflação.

26 de setembro de 2022 - 15:07
Lenovo ficou em primeiro lugar na América Latina (Foto: Divulgação)

Lenovo ficou em primeiro lugar na América Latina (Foto: Divulgação)

A demanda por computadores no Brasil diminuiu cerca de 26% no segundo trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com uma pesquisa da Canalys, empresa global de análise de mercado de tecnologia.

A baixa seria por conta da inflação no país, que registrou, em abril deste ano, a taxa mensal mais alta em 26 anos, chegando a 1,06%.

No acumulado em 12 meses, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 12,13%.

A situação não é diferente na América Latina. Na região, a demanda por PCs teve um declínio anual de 30% nos pedidos.

“A demanda por PCs e tablets na América Latina foi prejudicada pelas crescentes preocupações com a inflação. Os principais mercados, como Brasil, Chile e México, tiveram picos acentuados nos preços e, na Argentina, a inflação passou de 80%”, explicou Brian Lynch, analista de pesquisa da Canalys, ao portal Convergência Digital

Decorrente da necessidade de inovação tecnológica causada pela pandemia da Covid-19, a demanda voltada ao segmento de educação segue forte no Brasil, com o aumento do financiamento dos governos no setor. 

Segundo Lynch, o mercado educacional brasileiro ultrapassou 200 mil remessas no segundo trimestre deste ano, registrando um aumento de 76% em relação ao segundo trimestre de 2021.

Os Chromebooks, notebooks que rodam o Chrome OS, sistema operacional do Google para computadores, cresceram mais de 1.300% no segundo trimestre, com os fornecedores Multilaser, Positivo e Samsung ficando no pódio das remessas.

Em relação ao mercado de desktops e notebooks na América Latina, a Lenovo ficou em primeiro lugar, mas registrou um declínio de 12% nas vendas. 

A HP, em segundo lugar, decaiu para 1 milhão de unidades embarcadas e a Dell, em terceiro lugar, foi o único fornecedor a registrar crescimento, com alta de 7%.

Já no mercado de tablets, a Lenovo continuou com o primeiro lugar, registrando um crescimento de 2%, com 438 mil unidades vendidas. Ela foi seguida pela Samsung e pela Apple, que tiveram quedas de 2% e 1%, respectivamente.