Verizon: terceirizar facilita roubo de dados

Uma pesquisa da Verizon Communications concluiu que a terceirização de funções de pagamento que exigem processos de TI, como administração de e-payment, cartões de crédito, entre outras, é culpada pelo vazamento de dados pessoais de consumidores.
03 de outubro de 2008 - 11:40
Uma pesquisa da Verizon Communications concluiu que a terceirização de funções de pagamento que exigem processos de TI, como administração de e-payment, cartões de crédito, entre outras, é culpada pelo vazamento de dados pessoais de consumidores.

“Há cadeias de restaurantes com milhares de unidades e apenas 100 funcionários de TI, o que obriga à terceirização”, destaca Bryan Sartin, diretor de Investigação da Verizon. Ainda segundo ele, existe uma “carência de responsabilidade” das empresas que prestam serviços para estas redes, o que põe em risco a segurança das informações.

Conforme o estudo, nos últimos anos, as cadeias de restaurantes e os varejistas foram responsáveis por mais da metade das cerca de 250 ocorrências anuais de vazamento de dados analisadas pela Verizon. Normalmente, intrusos nos fornecedores de serviços são culpados pelos furtos.

“As gangues de roubo de informações vão para os call centers, empresas de desenvolvimento web e parceiros de negócios, ou seja, as pessoas que guardam as fitas de backup", explica Sartin.