NOVO MODELO

VMWare: cobrança por CPU e não por componente


28 de agosto de 2012 - 11:31
Pat Gelsinger, novo CEO da VMware. Foto: flickr.com/photos/siliconanglephoto

Pat Gelsinger, novo CEO da VMware. Foto: flickr.com/photos/siliconanglephoto

Na abertura do evento VMworld, a VMWare, uma das líderes mundiais na área de máquinas virtuais e simulação, anunciou mudanças signifcativas na operação da companhia. Uma destas mudanças deve ser a implantação de um novo modelo de cobrança: por CPU e não por componentes.

Pat Gelsinger, novo CEO da fabricante, abriu o principal evento da empresa dizendo que está comprometido com a estratégia traçada por seu antecessor Paul Maritz.

Segundo Gelsinger, a mudança no sistema de cobrança deve animar clientes e parceiros.

A VMWare quer mudar a imagem pela qual os gestores de TI vêem a forma como os fornecedores cobram por seus produtos. São licenças caras, custo de manutenção e diversas opções que, ao serem agregadas ao contrato de prestação de serviço, tornam, muitas vezes, o projeto inviável.

“Nós ouvimos vocês”, declarou Gelsinger para uma plateia de mais de 20 mil pessoas no Moscone Center, nesta segunda-feira, 27. “Fazemos pesquisas abrangentes com nossos clientes e usamos os resultados para melhorar nossos produtos. E um dos principais questionamentos era o preço", destacou.

A tentativa para solucionar o descontentamento em relação à precificação veio com uma nova abordagem de venda dos produtos, apresentando novo produto da companhia, o vCloud Suite.

Trata-se um combo que tem como principal objetivo facilitar a implantação de nuvem em empresas e provedores – seja para uma abordagem pública ou privada.

Segundo o CEO, é a primeira solução para o que eles chamam de um data center definido por software.

“Queremos criar uma espécie de contêiner, é assim que vemos o DC do futuro”, pontuou.

Conforme Gelsinger, é hora de mudar, implementando uma infraestrutura totalmente virtualizada, entregue ou comercializada como serviço e toda automatizada por software.

Com a criação de uma solução completa de virtualização, nuvem e gerenciamento em uma única SKU - o vCloud Suite reuniria todos os produtos da empresa em um pacote completo, reduzindo a complexidade da cobrança.

“A precificação será por CPU, sem limitação, não será por componente VMware", declarou o executivo, animando a multidão presente.