
O Grupo Volpato acaba de lançar o serviço de portaria virtual. Foto: Marcelo Matusiak.
O Grupo Volpato, empresa gaúcha de monitoramento e rastreamento, quer levar a tendência da virtualização para uma nova fronteira: a portaria do seu prédio.
A companhia acaba de lançar o portaria virtual, um pacote de tecnologias focado em automatizar e atender a distância as portarias de condomínios residenciais.
O pacote conta com câmeras, fechos eletromagnéticos, sistema de eclusa, portão com motor pivotante (que abre e fecha sozinho), sistema de abertura com tags, além de interfones para a comunicação.
O serviço foi lançado há cerca de dois meses. Um condomínio de Porto Alegre já conta com o sistema em operação, enquanto três estão em fase de implantação.
Até o final do ano, a Volpato espera ter 10 prédios entre os clientes da portaria virtual.
De acordo com o coordenador do sistema, Fabiano Borges, o projeto é uma solução para diversos problemas vivenciados por prédios com portarias presenciais, como a falta de controle de quem entra no local e a possibilidade de aliciamento dos funcionários.
“Ao chegar no portão, o visitante tem apenas um botão para acionar no interfone. Ele se identifica com um técnico que fica na Volpato. O técnico entre em contato com o morador, que autoriza a entrada do visitante”, relata Borges.
Segundo o coordenador, a empresa tem o controle total de todas as pessoas que entram e saem dos condomínios com a nova tecnologia.
“O sistema é automatizado e o serviço de portaria não está fisicamente no prédio, pois o porteiro trabalha dentro da Volpato. O custo chega a ser 50% menor do que em casos de porteiros presenciais”, afirma Borges.
Na Volpato, um técnico pode atender até cinco condomínios ao mesmo tempo. Caso seja necessário analisar alguma ocorrência, as imagens registradas no condomínio são armazenadas por um mês. Registros de voz e log são guardados por um ano.
A Volpato segurança é uma empresa com atuação nacional que está há mais de uma década no mercado. Na área de segurança condominial, a empresa atende 140 conjuntos residenciais no Brasil.
A companhia atua também nos segmentos de sistemas de alarmes monitorados, rastreamento veicular e circuito fechado de TV.
Há cerca de um ano, o Grupo Volpato migrou seus sistemas de segurança para a plataforma Sigma Security Suite, da Segware. Segundo a empresa, o sistema Sigma está presente em mais de 70% das empresas de monitoramento eletrônico integrado de alarmes no Brasil.