Winco: tecnologia brasileira no AVG

A Winco, representante brasileira do anti-vírus AVG que conta com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, além de uma rede de 700 revendas espalhadas por todos os estados, lança no dia 15 de dezembro a versão beta do AVG 8.0 para download.

Oficialmente, o software chega ao mercado em fevereiro do ano que vem. A nova edição conta com aplicativos desenvolvidos pela companhia brasileira, como um núcleo de firewall, uma ferramenta de web filter e uma solução de protocolo para instant messengers.

04 de dezembro de 2007 - 16:05
Winco: tecnologia brasileira no AVG
A Winco, representante brasileira do anti-vírus AVG que conta com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, além de uma rede de 700 revendas espalhadas por todos os estados, lança no dia 15 de dezembro a versão beta do AVG 8.0 para download.

Oficialmente, o software chega ao mercado em fevereiro do ano que vem. A nova edição conta com aplicativos desenvolvidos pela companhia brasileira, como um núcleo de firewall, uma ferramenta de web filter e uma solução de protocolo para instant messengers.

“O AVG representa, hoje, cerca de 70% de nossas vendas. Já 25% vêm de nossa ferramenta de desenvolvimento próprio, o Winconnection, e o restante fica com serviços legados”, afirma Ariel Nigri, diretor Financeiro e um dos sócios-fundadores da Winco. “Em 2007, nosso faturamento com o AVG subiu 60% em relação a 2006. Para o ano que vem, com o lançamento da versão 8.0, esperamos um crescimento de 100%”, complementa.

No Brasil, o AVG conta com sete milhões de usuários. Destes, seis milhões são da versão gratuita, liberada apenas para usuários domésticos e um milhão se divide entre cópias licenciadas e piratas. A nova versão da ferramenta traz recursos como agendador de escaneamento, detecção pró-ativa de ameaças e ajustador do tempo de scanner para evitar a interrupção de outros trabalhos do usuário na máquina.

Já o Winconnection, uma ferramenta de gateway e servidor de e-mails, cresceu 20% em 2007. No ano que vem, a perspectiva também é expandir as vendas desta solução. Para isso, a Winco programa lançamentos.

“Inovaremos a ferramenta: antes vendida com todas as funcionalidades unificadas, agora será comercializada em módulos. O cliente poderá licenciar somente o recurso de anti-spam e utiliza-lo em outro servidor de e-mail, por exemplo”, explica Mariano Sumrell Miranda, diretor de Marketing e sócio da Winco. O gateway da companhia conta, ainda, com funções de controle de banda, VPN-SSL, cache e filtro de messenger para MSN e ICQ.

Em 2008, o lançamento dos módulos em separado será gradativo. Em janeiro, chega ao mercado o filtro de messenger. Nos dois meses seguintes será a vez do servidor de e-mail, firewall e VPN.

Modelo comercial inovador
Além das 700 revendas por todo o país, a Winco também trabalha com vendas diretas. “Temos um método pouco agressivo nesta modalidade. Vendemos para o cliente que nos procura pelo site”, informa Leandro Mantovam, sócio e também diretor Comercial da empresa.

Outra forma é a venda por meio de afiliados. O modelo funciona da seguinte forma: qualquer site, de conteúdo ou voltado ao comércio, pode se filiar à Winco. A partir daí, publica um banner da empresa em seu portal e, sempre que um cliente clicar no banner e adquirir um produto da companhia, a comissão vai para o “canal”. Detalhe: a compra pode até não ter sido feita diretamente pelo anúncio publicitário na web, basta que o consumidor que a realizou tenha clicado ali antes de fazê-lo.

A repórter Gláucia Civa cobre o lançamento do AVG 8.0 em São Paulo a convite da Winco.