Cesar Gon, CEO da CI&T.
A gigante de bebidas AB InBev é a empresa mais avançada no país quando o assunto é uso estratégico da inteligência artificial.
É o que aponta o primeiro AI Lighthouse Awards, um prêmio concedido pela CI&T em parceria com a Fundação Dom Cabral.
O estudo combina indicadores qualitativos e quantitativos para mapear seis dimensões centrais, estratégia, recursos, estrutura, processos, cultura e resultados, identificou as dez empresas mais avançadas nessa jornada de IA no Brasil:
1. AB InBev
2. Globo
3. Ânima Holding
4. Porto Seguro
5. Bradesco Seguros
6. Localiza & Co.
7. MRV Engenharia
8. GetNet
9. Tupy
10. Cielo
“O AI Lighthouse Awards nasce para reconhecer quem está protagonizando o caminho da transformação com inteligência artificial, são as organizações que entenderam que a IA não substitui o humano, mas o potencializa”, ressalta Cesar Gon, CEO da CI&T
RESULTADOS
O levantamento revela que a inteligência artificial já ocupa espaço central na agenda das empresas. Para 94,4% das organizações, o tema está entre as principais prioridades estratégicas, e em um terço delas (33,3%) é conduzido diretamente pela presidência.
A pesquisa mostra também que 79,2% das companhias alinham seus investimentos em IA aos objetivos corporativos, demonstrando um amadurecimento consistente da gestão tecnológica.
Embora 47,2% das empresas ainda invistam até 1% da receita em IA, uma em cada cinco (20,8%) já destina mais de 5%, um sinal de consolidação de estruturas permanentes de inovação. Além disso, 37,5% contam com equipes de TI apoiadas por consultorias externas e 26,4% possuem times internos especializados, apontando para uma transição rumo a modelos híbridos de execução tecnológica.
Mais da metade (56,9%) das organizações incentiva a experimentação de novas soluções, enquanto 62,5% já têm programas formais de capacitação em IA. Esse movimento demonstra que o sucesso da transformação digital depende tanto da tecnologia quanto do desenvolvimento humano.
Os impactos da IA na performance organizacional já são evidentes: 45,1% das empresas alcançaram mais de 60% das metas de seus projetos e 22,5% registraram retorno sobre investimento (ROI) superior a 30%.
