Thiago Oliveira.
Thiago Oliveira acaba de assumir o cargo de CIO da Coca-Cola FEMSA, a maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume, sediada no México.
Oliveira foi contratado pela Femsa há nove meses para a posição de CTO, se mudando para a Cidade do México.
(Explicando a sopa de letrinhas. O CTO, ou chief technology officer, foca na tecnologia ligada ao produto ou serviço da empresa. Já o CIO, ou chief information officer, foca na estratégia de TI para dar suporte a processos internos. É o que se chama de “o cara de TI”).
Ainda no Brasil, Oliveira foi diretor de engenharia de software no Mercado Livre entre 2022 e 2024.
Oliveira está no mercado desde o final dos anos 90 e tem passagens por posições sênior na área de tecnologia da PicPay, Banco Rendimento e Itaú.
É um fato bastante raro um brasileiro se tornar um alto executivo numa empresa do México, mas vale lembrar aqui que a FEMSA tem um pé no Brasil.
Em 2016 a empresa fez uma grande aposta no Brasil, ao comprar a Vonpar Refrescos, uma engarrafadora de produtos Coca‑Cola sediada em Porto Alegre.
A aquisição foi estratégica para expandir a presença da FEMSA no Sul e Sudeste do Brasil, incluindo estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Ainda neste ano, a empresa anunciou um investimento de cerca de US$ 110 milhões para expansão da planta em Mogi das Cruzes, São Paulo, com duas novas linhas de produção.
