
Os acessos a páginas de notícias via smartphone dobraram em 2014. Foto: Champion studio/Shutterstock.
Segundo o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), os acessos a páginas de notícias via smartphone dobraram em 2014. Em janeiro do último ano, o percentual de tráfego via celulares alcançava 10%, número que passou para 23% em dezembro do mesmo ano.
O estudo analisou mais de 70 websites associados ao instituto.
Entretanto, os acessos pelos tablets apresentam uma evolução mais tímida, de 3% para 4%, o que acompanha a queda de vendas do produto nas lojas.
“Com o tamanho maior das telas dos celulares, o consumidor passou a substituir o tablet pelo smartphone. E isso fica claro quando analisamos os números”, explica Pedro Silva, presidente executivo do IVC Brasil.
Segundo a auditoria, cerca de um terço do tráfego de websites vistos hoje é proveniente de dispositivos móveis. No início de 2014, o acesso mobile aos portais representava 13% do total. Em dezembro, esse número era de 27%.
“Quando o mercado nos demandar auditoria de aplicativos, o que já estamos prontos para atender, poderemos ver números ainda mais expressivos desse crescimento”, adianta Pedro Silva, que também preside o Ifabc, Federação Internacional dos IVCs no mundo.