.jpg?w=730)
AegeaHub - Foto: Divulgação
A Aegea, empresa do setor de saneamento básico, inaugurou o Aegeahub, um espaço para fomentar a inovação entre colaboradores, universidades, startups e fornecedores no Brasil e no exterior.
Localizado em Indaiatuba, no interior de São Paulo, o hub possui 1.260 metros quadrados e proporcionará projetos estruturados em programas de inovação interna e de inovação aberta.
O objetivo é estimular a cocriação de soluções por equipes multidisciplinares em colaboração com parceiros estratégicos e pesquisadores.
Segundo a empresa, o espaço visa integrar conhecimentos técnicos, tecnologias, tendências e uma abordagem colaborativa entre especialistas, parceiros e comunidade para enfrentar os desafios do setor com responsabilidade social e ambiental.
A ideia é priorizar projetos relacionados à universalização do saneamento, gestão de recursos hídricos e sólidos, tratamento de água e esgoto, atendimento ao cliente, reúso de água, adaptação às mudanças climáticas e proteção ambiental.
Entre os principais focos da companhia, estão ações para redução de perdas de água, o reúso de água para indústrias e soluções para alcançar populações em situação de vulnerabilidade.
“O saneamento é a frente de infraestrutura que tem um dos maiores déficits, especialmente em regiões de alta vulnerabilidade. Isso impõe desafios estruturais e, ao mesmo tempo, abre oportunidades para o uso da inovação, para adotarmos soluções mais eficientes e avançarmos na agenda socioambiental brasileira”, destaca Maurício Endo, diretor de inovação da Aegea.
Fundada em 2010, a Aegea atua no setor de saneamento básico, com fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto, por meio de concessões plenas ou parciais, subconcessões e parcerias público-privadas (PPPs).
Atualmente, a empresa opera em mais de 890 municípios de 15 estados, com alcance a mais de 39 milhões de pessoas.