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AliExpress lança full commerce no Brasil

Empresa fará a gestão das operações de sellers com a Infracommerce e a Cainiao.

28 de outubro de 2022 - 14:00
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A AliExpress, gigante de e-commerce do chinês Alibaba Group, reforçou sua presença no Brasil com o lançamento de uma solução full commerce para vendedores do país cadastrados em seu marketplace.

A operação, que abrange a gestão das operações de lojas virtuais dos clientes, será feita com a Infracommerce, responsável pela operação do e-commerce de outras empresas, e com a Cainiao, braço de logística do Alibaba Group.

Segundo o NeoFeed, a Infracommerce irá fornecer o acesso a um pacote para vendedores do AliExpress operarem suas lojas. Ele cobre operações como gestão de estoque, armazenamento, meios de pagamento, marketing, logística, entre outros.

Já a Cainiao será responsável pelo transporte e entregas em todo país, com foco na última milha, como é conhecida a última fase do processo de entrega.

“O Brasil é um dos mercados mais estáveis e que mais cresce no e-commerce. E os consumidores também estão comprando das empresas brasileiras. Por isso, nossa ambição é habilitar o máximo possível de marcas locais no AliExpress”, explicou Yusuf Ibili, diretor de operações do AliExpress no Brasil, ao NeoFeed.

A proposta do pacote de full commerce é que as entregas de produtos sejam feitas no mesmo dia, com um frete que começa valendo R$ 6 e com valores fixos para qualquer região do Brasil. 

Para os clientes, o take rate cobrado pelo AliExpress será de 5%, sendo que a média do mercado, segundo Ibili, varia de 10% a 25% dependendo da categoria.

Conforme o portal, uma das primeiras empresas a fechar o pacote do AliExpress é a Pernod Ricard, dona de marcas como Absolut, Ballantine’s, Chivas Regal, Jameson Irish e Havana Club no país.

“Com essa solução de full commerce, estamos olhando para sellers de todos os portes e vemos ainda uma grande oportunidade em digitalizar negócios que têm um estoque de produtos muito bom, mas que ainda não estão no offline", destaca  Ibili.

O AliExpress chegou ao Brasil em 2013 e foi ganhando o público, se tornando já em 2019 o principal site internacional de compras na preferência dos brasileiros, deixando para trás Amazon e eBay. 

O país é um dos cinco principais mercados do AliExpress no mundo. Conforme a Nielsen IQ|Ebit, a empresa movimentou R$ 118,6 bilhões em vendas virtuais no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2021.

Criada em 2012, a Infracommerce é especializada em negócios digitais e atua reunindo plataforma, marketing, conteúdo, pagamento, logística e SAC.

Com presença no México, Colômbia, Chile e Argentina, a empresa tem mais de 2,5 mil funcionários e 83 mil m² de galpões próprios e dark stores, sendo responsável pela operação de e-commerces de marcas como Ambev, Motorola, Nike e Unilever.

Fundada em 2013, a Cainiao é o braço de logística do Alibaba Group, com o objetivo de entregar em qualquer lugar da China em 24 horas e em todo o mundo em 72 horas.

Com mais de 1,8 mil funcionários em seu LinkedIn, a empresa reportou uma receita de US$ 1,8 bilhão no segundo trimestre deste ano, registrando um crescimento de 5% no período.