COMANDO

Alloha Fibra tem novo CEO

Lorival Luz substitui Alexandre Moshe, que estava há dois anos à frente da companhia.

21 de julho de 2023 - 13:21
Lorival Luz, novo CEO da Alloha Fibra. Foto: divulgação.

Lorival Luz, novo CEO da Alloha Fibra. Foto: divulgação.

A Alloha Fibra, operadora de fibra óptica antes chamada EB Fibra, anunciou Lorival Luz, que já presidia o conselho de administração da empresa desde abril, como o seu novo Chief Executive Officer (CEO).

O executivo substitui Alexandre Moshe, que renunciou ao cargo após dois anos à frente da companhia.

Ao longo de 32 anos de carreira, Luz foi Chief Operating Officer (COO) e CEO da BRF, além de ter sido Chief Financial Officer (CFO) Global da Votorantim Cimentos e da CPFL Energia, após uma jornada de 18 anos no Citibank. 

Hoje, o profissional também é operating partner da eB Capital e da Advent International, além de ser board member da Citrosuco.

“Lorival assume a posição com o objetivo de dar continuidade ao nosso processo de integração e crescimento orgânico e inorgânico liderado pelo Alexandre Moshe, a quem somos extremamente gratos pelo trabalho realizado. Neste mercado, a Alloha será consolidadora”, afirma Pedro Parente, cofundador da gestora da Alloha e responsável pela tese de fibra óptica.

Na gestão de Moshe, a Alloha saiu de uma operação de oito empresas autônomas para a criação e formação do Grupo Alloha Fibra, operadora independente hoje com nove marcas comerciais: Mob, Wire, Sumicity, Click, Univox, Giga+, Vip, Niu Fibra e Ligue.

Agora, o objetivo da companhia é acelerar a integração, o crescimento do negócio e o plano de expansão, gerar mais eficiência operacional e buscar sinergias entre as suas marcas. 

“O foco é acelerar a integração de nossas marcas e operações, avançando na nossa estratégia de crescimento e sendo protagonista no processo de consolidação deste setor, que está expandindo e modernizando a infraestrutura de telecomunicações do país”, afirma Lorival Luz, novo CEO da Alloha Fibra.

A Alloha Fibra é controlada pela eB Capital, gestora de private equity de Eduardo Sirotsky Melzer, que levantou R$ 2 bilhões em 2020 para bancar o projeto EB Fibra.

Além de Melzer, que é integrante da terceira geração da família Sirotsky, dona do grupo de comunicação RBS, a EB conta com nomes como Pedro Parente, o ex-CEO da Petrobras e BRF, Fernando Iunes, ex-banker do Itaú BBA, e Luciana Ribeiro, que fez carreira na RBS.

A empresa começou ainda em 2018, como EB Fibra, com a compra da Sumicity, que opera no interior do Rio de Janeiro. O  negócio começou com 90 mil assinantes e, hoje, soma mais de 1,4 milhão de clientes e registra R$ 1,4 bilhão de faturamento anual.

Para isso, a Alloha conta com mais de 110 mil quilômetros de fibra, cobertura que abrange 7,8 milhões de HPs, em mais de 280 cidades. Sua rede é capaz de atender 650 municípios em 22 estados no Brasil. O grupo conta com 5 mil colaboradores.