TELECOM

América Móvil: OSS com NEC e NetCracker

07 de abril de 2015 - 10:37
América Móvil adota soluções da NEC e Netcracker. Foto: divulgação.

América Móvil adota soluções da NEC e Netcracker. Foto: divulgação.

A japonesa NEC e a NetCracker Technology foram selecionadas pela América Móvil para a adoção de uma solução de sistema de suporte a operações (OSS, na sigla em inglês).

Segundo destacam as fabricantes, as soluções serão implementadas em todas as operadoras do grupo na América Latina, o que envolve Argentina, México, Colômbia, República Dominicana, Porto Rico e Brasil, onde controla a marca Claro.

A NetCracker substituirá os sistemas de inventário de legado e entregará uma ampla variedade de recursos de OSS em framework próprio, incluindo inventário, conciliação, outside plant, gestão da informação, gerenciamento de pedidos, inventário de serviços, gestão de ativos e planejamento e design de rede.

Com o processo, de investimento não aberto, a multinacional de telecom implementará uma rede de longa distância internacional em toda a região, atendendo a todos os seus 290 milhões de clientes.

"Este programa de transformação em grande escala é parte da iniciativa da AMX de consolidar e padronizar plataformas de OSS para todas as suas operadoras na América Latina, de forma a acelerar seu time-to-market, proporcionar mais agilidade nos negócios e entregar aos clientes uma experiência incomparável", afirmou a América Móvil em nota.

Além disso, a empresa pretende automatizar a decomposição do serviço no momento de sua atribuição e ativação nos países da região, assim como criar um inventário centralizado e atualizado de informações físicas e lógicas.

"A NEC no México fez grandes avanços no desenvolvimento de seu modelo de negócio e estamos muito satisfeitos de concluir esta jornada com um projeto desta magnitude, que nos fortalece como integrador de soluções de negócio. Este é mais um degrau no relacionamento de longa data entre a AMX e a NEC”, disse Enrique Leiva, presidente da NEC de México S.A.