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American Airlines: novo sistema gera caos

Gigante aérea queria vender passagens de um jeito inovador. Deu tudo errado.

31 de maio de 2024 - 09:17
Novo sistema virou um grande problema para a American. Foto: Depositphotos.

Novo sistema virou um grande problema para a American. Foto: Depositphotos.

A American Airlines, uma das maiores companhias aéreas dos Estados Unidos, tentou implementar um novo sistema de vendas de passagens. 

Deu tudo errado, e a American Airlines acabou perdendo vendas para clientes corporativos, reduzindo sua previsão de faturamento e sofrendo a maior queda no valor das suas ações em quatro anos. 

Agora, conforme relata a Bloomberg, a American está dando para trás de parte das medidas e demitiu o COO responsável pelo projeto. 

O novo sistema era chamado internamente de “modern retailing” (varejo moderno) e tinha por objetivo afastar os clientes de agências de viagens em favor da compra direta pelo site ou aplicativo da American. 

O departamento de vendas da companhia aérea foi reduzido como parte da mudança.

Acontece que os clientes corporativos e as empresas que gerenciam as viagens das empresas não ficaram muito satisfeitos, passando a comprar mais passagens de concorrentes como a United e Delta.

Segundo relata a Bloomberg, a queixa era de que o “a tecnologia não estava suficientemente desenvolvida”.

Inicialmente, a American decidiu ignorar as solicitações de seus clientes de longa data para desacelerar a implantação do novo sistema.

O site de notícias, que é mais focado em negócios, não chega a dar detalhes de quais poderiam ser os problemas de funcionamento da iniciativa em nível de tecnologia ou interface.

Mas como costuma acontecer, o principal problema parece mesmo ser o novo modelo de negócio que o sistema deveria viabilizar, mais do que a performance do sistema em si.

Assim, por exemplo, a American tinha intenção de limitar a possibilidade do uso de milhas, tanto para passagens compradas diretamente como por meio de agências. As agências, é claro, não gostaram nada disso.

Além disso, a American retirou cerca de 40% de seu “conteúdo tarifário” no ano passado dos clientes que usavam sistemas de distribuição antigos, removendo as passagens mais baratas e forçando os clientes corporativos a pagar tarifas mais altas.