Anatel: mídias sociais no plano pró-usuários

Facebook, YouTube, Twitter e outas redes sociais estão entre as estratégias previstas para manter o usuário dos serviços de telecomunicações no Brasil melhor informados sobre seus direitos.

Sites de relacionamento estão entre as medidas da Portaria n.º 1.160, em que a Anatel estabelece o Plano de Ação Pró-Usuários, publicada nessa quarta-feira, 10, no Diário Oficial da União (DOU).

10 de novembro de 2010 - 14:35
Anatel: mídias sociais no plano pró-usuários

Facebook, YouTube, Twitter e outas redes sociais estão entre as estratégias previstas para manter o usuário dos serviços de telecomunicações no Brasil melhor informados sobre seus direitos.

Sites de relacionamento estão entre as medidas da Portaria n.º 1.160, em que a Anatel estabelece o Plano de Ação Pró-Usuários, publicada nessa quarta-feira, 10, no Diário Oficial da União (DOU).

No plano estão as ações a serem realizadas pela Anatel e mecanismos de controle social das atividades regulatórias para facilitar o acesso dos usuários de serviços de telecomunicações aos processos regulatórios.

Ou seja, a agência quer que a sociedade participe mais ativamente de processos de tomada de decisão, como consultas públicas, envolvendo o setor de telefonia.

Entre outras ações, o documento e prevê uma melhora nos instrumentos de comunicação dos direitos dos usuários de serviços de telecomunicações através de links nos sites das operadoras e até comunidades em redes sociais.

Além disso, a portaria também põe como meta para a agência a divulgação de pesquisas de satisfação do consumidor periodicamente.

Segundo o Idec, o plano é resultado de uma cooperação técnica entre a Anatel e órgão de defesa ao consumidor, durante o Programa de Fortalecimento da Capacidade Técnica da Participação Social na Regulação, coordenado pelo Idec com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Plano de Ação Pró-Usuários foi aprovado pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na reunião do dia 29 de outubro, e deve começar a ser implementado ainda este ano.

Pesquisa divulgada em março pela E.Life, indica que as operadoras de telefonia, fixa e móvel, são as campeãs de reclamações feitas no Twitter. O levantamento observou as mensagens enviadas com a hashtag #fail, que indica falha. De 1,35 milhões de recalamções via Twitter, as operadoras responderam por 2,7 mil.

Confira a íntegra da portaria no link relacionado abaixo.