NOVA SOBREMESA

Android: depois das jujubinhas, vem o KitKat

Google anunciou parceria com Nestlé que nomeará a próxima versão do Android - o 4.4 - com a marca do famoso chocolate.

03 de setembro de 2013 - 17:32
Chocolate se junta à turma do Android. Foto: divulgação.

Chocolate se junta à turma do Android. Foto: divulgação.

Depois do Ice Cream Sandwich (sanduíche de sorvete) e do Jelly Bean (a famosa "jujubinha"), que tal um KitKat? O Google anunciou nesta terça-feira, 03, uma parceria com Nestlé que nomeará a próxima versão do Android - o 4.4 - com a marca do famoso chocolate.

Após meses de especulações, o Google pegou todo mundo de surpresa com o novo nome, que segue a tradição de batizar as versões com tipos de comida, mas pela primeira vez adota a escolha de um produto e marca específica.

A escolha do chocolate KitKat vem em função de ser a vez da letra K batizar o sistema. Até então, a maiorias dos analistas de mercado trabalhavam com o rumor do nome Key Lime Pie (torta de limão).

Antes disso, o Android teve como nome de suas versões sobremesas como Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich e, por fim, o Jelly Bean.

“Não poderíamos imaginar um nome melhor para o nossa versão do Android K do que o delicioso chocolate que é um dos favoritos da equipe do Android desde o início”, disse Marc Vanlerbergh, Diretor de Marketing do Android.

Para marcar a nova versão do Android KitKat, que chega ao mercado ainda este ano, a Hershey (detentora da marca nos EUA) e Nestlé anunciaram a distribuição de mais de 50 milhões de barras de KitKat com embalagem comemorativa em 19 mercados, inclusive Austrália, Alemanha, Índia, Japão, Oriente Médio, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Uma pequena quantidade de barras de KitKat com o formato de robô também será oferecida como prêmio em mercados selecionados.

“KitKat é uma das marcas líderes de bens de consumo com maior penetração nas mídias sociais em termos de número de seguidores e acompanhamento. Continuamos a desenvolver uma forte presença digital com campanhas de branding criativas e interativas”, afirmou Patrice Bula, diretor de marketing da Nestlé.

Segundo destacaram fontes do Google ao site norte-americano Mashable, a parceria não envolveu investimentos de nenhuma das partes, sendo, basicamente um case de "colaboração".

Para Lauren Indvik, do Mashable, o acordo multi-promocional beneficia os dois lados: o Android está nomeando sua versão 4.4 com o nome KitKat, e por sua vez coloca a marca de seu sistema operacional em milhões de barras de chocolate.

"Agora, a pergunta que fica é: quem conseguiu o melhor acordo?", dispara a analista.