
Mike Cannon-Brookes, cofundador e co-CEO da Atlassian. Foto: Divulgação/Atlassian
A Atlassian, conhecida pelas suas soluções focadas em gestão do desenvolvimento de software, comprou a Loom, de serviço de mensagens de vídeo, por US$ 975 milhões (cerca de R$ 4,9 bilhões).
Conforme o Tech Crunch, a Atlassian planeja pagar a aquisição com dinheiro em caixa. A compra deve ser concluída no terceiro trimestre de 2024.
Fundada em 2015 na Califórnia, a Loom é uma ferramenta de comunicação de trabalho que transmite mensagens por meio de vídeos compartilháveis instantaneamente.
Atualmente, sua solução possui 21 milhões de usuários e é utilizada por 350 mil companhias, como Lacoste, Amazon, Disney, Apple, Warner Bros., Ford e Tesla.
A empresa tornou-se um unicórnio em maio de 2021, quando anunciou uma rodada série C de US$ 130 milhões e teve uma avaliação de US$ 1,53 bilhão.
Naquele momento, ainda durante a crise do coronavírus, soluções focadas em videoconferência como o Loom e o Zoom (que inclusive rimam) estavam na crista da onda. Hoje a coisa não é mais assim, como mostra o valor pago pela Atlassian.
De qualquer forma, a análise da Atlassian é que o Loom pode ser uma ferramenta de colaboração útil para sua plataforma, principalmente para o Jira, solução de gestão de desenvolvimento ágil de software, e para o Confluence, outra solução que funciona como um repositório central de software.
“O vídeo assíncrono é a próxima evolução da colaboração em equipe, e a parceria com o Loom ajuda as equipes distribuídas a se comunicarem de maneira profundamente humana”, diz Mike Cannon-Brookes, cofundador e co-CEO da Atlassian, em um comunicado.
Outro ponto importante da Loom é o poder da inteligência artificial, que irá ajudar a impulsionar a Atlassian com “transcrições de vídeos, resumos, documentos e fluxos de trabalho desenvolvidos a partir deles, fornecendo múltiplas maneiras para as equipes se conectarem e colaborarem”.
Fundada em 2002, a Atlassian tem sede em Sydney, na Austrália, e é considerada uma das maiores empresas do mundo para soluções de desenvolvimento de software.
Seu portfólio de clientes inclui mais de 250 mil empresas, como Kiva, X (ex-Twitter), Nasa, Audi e Air France.