
Correria na AWS. Foto: Depositphoto.
A Amazon Web Services (AWS) enfrentou uma grande interrupção de serviço na madrugada de segunda-feira, afetando diversas plataformas que dependem de sua infraestrutura.
O problema foi confirmado pela AWS no seu painel de controle:
“Podemos confirmar taxas significativas de erro em solicitações feitas ao endpoint do DynamoDB na região US-EAST-1. Esse problema também afeta outros serviços da AWS na mesma região", informa o update.
Segundo a AWS, os clientes podem não conseguir criar ou atualizar solicitações de suporte.
A empresa ainda está trabalhando para “mitigar o problema quanto para compreender totalmente sua causa raiz”.
Os problemas começaram a se intensificar na madrugada no Brasil, com dados do DownDetector registrando milhares de relatos de usuários sobre falhas nos serviços a partir das 2h30 da manhã.
O DownDetector informou que já recebeu 4 milhões de avisos de falha, mais do que o dobro dos 1,8 milhão que costumam vir em uma semana. Os problemas afetariam 500 empresas diferentes.
Entre os afetados, serviços da própria Amazon, como Amazon.com, Prime Video e Alexa além de redes sociais como Snapchat e Facebook e os games Fortnite e Roblox.
REGIÃO PROBLEMA
Conhecedores da AWS já sabem. A região US-EAST-1, localizada na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos, é a mais conhecida por registrar falhas e instabilidades entre todas as regiões da gigante de nuvem.
A US-EAST-1 foi a primeira região da AWS e concentra a maior quantidade de serviços e clientes, incluindo boa parte da infraestrutura interna da própria Amazon.
Por hospedar tantos serviços e contas, é a região com a arquitetura mais complexa e sujeita a efeitos em cascata quando algo dá errado.
Muitos sistemas, inclusive de outras regiões, ainda têm dependências críticas em recursos da US-EAST-1 (como autenticação, roteamento ou serviços centrais).