.jpeg?w=730)
Foto: Divulgação
O Grupo Boticário, líder em beleza e cosméticos, desenvolveu seu primeiro assistente de inteligência artificial com base nos agentes do Amazon Bedrock, da AWS, para ajudar nas vendas do seu aplicativo.
Como resultado, em seu primeiro mês de implementação, a assistente apresentou um aumento de 46% em conversão de vendas.
Já o ticket médio dos consumidores que usam a assistente virtual é 7,4% superior ao dos que não a utilizam.
Segundo o Boticário, o assistente se diferencia dos chatbots tradicionais por ter capacidade de interação 100% em linguagem natural, além de integração completa do portfólio de produtos, como se o consumidor estivesse interagindo com uma consultora de beleza.
“O consumidor está mais exigente e busca experiências diferenciadas e únicas ao mesmo tempo. Atentos a essa necessidade, entendemos que era preciso ir além dos chatbots tradicionais para oferecer uma solução que não apenas simplificasse a descoberta de produtos, mas que também encantasse e fidelizasse”, explica Renato Pedigoni, CTO do Grupo Boticário.
Integrada às APIs do e-commerce, a solução opera com acesso a informações em tempo real.
Além disso, o assistente foi programado para conectar pontos durante a conversa, funcionando como um modelo LLM integrado ao ecossistema de beleza do Grupo Boticário, permitindo a compreensão do contexto, a intenção e as nuances da interação.
Para tornar a experiência ainda mais pessoal, ela identifica o perfil, ajustando suas sugestões de acordo com esses dados, e é capaz de oferecer recomendações de produtos, consultar preços, verificar o status de pedidos e informar sobre o programa de fidelidade Beautybox, finalizando a jornada com a adição dos itens à sacola de compras.
O próximo avanço já previsto para a ferramenta é a habilidade de conversar por áudio com a assistente virtual, ampliando ainda mais a acessibilidade.
A longo prazo, a meta é transformar a assistente em uma consultora de beleza pessoal que acompanha o cliente em toda a sua jornada, da descoberta ao pós-venda.
O Boticário é hoje a maior franqueadora do Brasil. São mais de 850 franqueados, duas fábricas — em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA) —, além de quatro centros de distribuição.
Além do nome principal, as franquias do grupo incluem as marcas Eudora, Quem disse, Berenice?, BeautyBox, Vult, Eume e Beleza na Web. A empresa possui mais de 4 mil pontos de venda no Brasil e presença em mais de 50 países, com 15 mil empregos diretos.
No mercado há 19 anos, a AWS tem mais de 240 serviços a partir de 114 zonas de disponibilidade em 36 regiões geográficas.
Além disso, tem planos anunciados para 16 novas zonas de disponibilidade e mais cinco novas regiões no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Taiwan e a Nuvem Soberana Europeia.
A companhia tem milhões de clientes no mundo, desde startups a grandes empresas e agências governamentais.