
Este é o Copo Offline. Foto: divulgação.
Quarta-feira, véspera de feriado. Talvez uma boa pedida seja ir ao bar se divertir com os amigos. Mesmo assim, sempre tem aquele sujeito que não desliga do smartphone e não participa da conversa. Para combater esse problema e manter seu papel como um local de interação ao vivo - e não virtual, um bar paulista inventou um copo especial, o "Copo Offline".
Utilizado no bar Salve Jorge, que fica na Vila Madalena, um região conhecidamente boêmia da capital paulista, o copo de chopp tem sua base serrada, e só fica em pé caso algum apoio seja colocado embaixo dele - no caso, o celular.
Criado pela agência Fischer&Friends, o Copo Offline tem o objetivo de resgatar as pessoas da dependência tecnológica e trazê-las de volta para a mesa do bar e para a conversa olho no olho, segundo destacam os sócios do bar.
“O Copo Offline materializa exatamente isso. É um convite para que as pessoas que entram aqui, depois da batalha diária, se desliguem do mundo online, conversem com os amigos e vivam a realidade que está ao redor, pelo menos por algumas horas”, afirma Wanderley Romano, um dos donos.
A iniciativa do bar Salve Jorge acompanha uma tendência que aumenta entre os heavy users de tecnologias, que é de praticar o desapego aos gadgets eletrônicos, nem que seja de vez em quando.
Um exemplo é a prática do Phone Stacking, um jogo para evitar que os mais viciadinhos fiquem pendurados em seus smartphones o tempo todo no bar.
Todos precisam colocar seu smartphone em uma pilha no meio da mesa, e só é possível pegá-lo de volta na hora de ir embora. Para quem quebrar a regra, a penalidade é ter que pagar a conta da mesa toda.
BAR ANALÓGICO
Um bar em Seattle puxou um sonoro não para o Google Glass, o óculos de realidade aumentada do Google. O 5 Point Café decretou que clientes portando os óculos do Google terão sua entrada barrada.
O curioso é que o bar, agora oficialmente um Google Glass-free zone, é localizado em uma das zonas mais tecnológicas de Seattle.
Mesmo assim, os donos do bar afirmam que todos os jovens de startups e funcionários de desenvolvedoras são bem vindos, desde que guardem seus óculos do Google nos bolsos.
Confira abaixo uma demonstração do Copo Offline: