Jackie Oliveira (Foto: Divulgação)
O Grupo Bolt, um dos maiores grupos independentes de energia do Brasil, trouxe Jackie Oliveira como sua nova Chief Technology Officer (CTO).
A executiva acumula uma trajetória profissional de mais de três décadas. Em 2020, fundou a Ukok, especializada em soluções para empreendedores e empresas testarem hipóteses e escalarem seus negócios.
Ainda à frente da organização, Oliveira atua como CTO e Chief Product Technology Officer (CPTO).
Antes disso, permaneceu na Orbia, companhia focada na digitalização do agronegócio, por dois anos e meio, nos cargos de CPTO e CTO para a América Latina.
No mercado de logística, fez parte do time da Loggi, entre 2021 e 2023, como gerente sênior de engenharia de software.
Em outros momentos de sua jornada, passou pela N2, Instituto Unibanco, Fininvest Finance & Investment UK, Banco Português de Fomento e Banco Nacional.
Além disso, trabalhou por mais de 11 anos no Itaú, onde começou como gerente de desenvolvimento de sistemas, tornando-se gerente sênior de transformação digital e training antes de deixar a instituição.
Em 1995, teve sua primeira experiência como empreendedora ao cofundar a Steckert Informática, responsável pela manutenção do aplicativo Transfer, solução especializada no intercâmbio de arquivos entre o Unibanco e seus clientes, no Rio de Janeiro.
Formada em desenvolvimento de sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também se pós-graduou em gestão de projetos e sistemas de TI, Oliveira possui MBA em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No Bolt, passa a liderar a estratégia de tecnologia da companhia em um momento decisivo para o setor, considerando a abertura total do mercado livre de energia, que permitirá a migração de todos os consumidores.
A expectativa é de que a novidade ampliará a complexidade operacional das empresas do segmento, exigindo estruturas tecnológicas mais robustas e automatizadas.
A nova CTO também comandará iniciativas voltadas à personalização de atendimento, automação de fluxos internos e aprimoramento das plataformas, com foco em AI first, preparando a companhia para um ambiente regulatório mais dinâmico e competitivo.
“Estou muito honrada em assumir o cargo de CTO no Grupo Bolt. A abertura total do mercado livre traz uma oportunidade única de repensar como tecnologia e experiência do cliente se conectam. Nosso foco será usar IA e automação para transformar processos complexos em jornadas simples e eficientes”, afirma Oliveira.
Criado em 2010, o Grupo Bolt atua em toda a cadeia de seu setor, desde o varejo e o mercado internacional até o trading e a intermediação de acordos estratégicos, com faturamento superior a R$ 1 bilhão.
Hoje, a organização conta com seis unidades de negócios, que englobam também operações globais, autoprodução, verticalização de projetos e soluções por assinatura.
Sob liderança de Gustavo Ayala como CEO e Henrique Campos como COO, a companhia já atendeu mais de 20 mil consumidores de pequeno e médio porte, com a comercialização de mais de 35 milhões de MWh.
