A BASF e a HPE irã desenvolver um supercomputador para pesquisa química industrial. Foto: Divulgação.
A BASF e a Hewlett Packard Enterprise (HPE) firmaram um acordo de colaboração para desenvolver um supercomputador para pesquisa química industrial, na sede da BASF, em Ludwigshafen (Alemanha).
Com base na última geração de sistemas Apollo 6000 da HPE, o novo supercomputador deve conduzir a digitalização da pesquisa mundial da BASF.
"O novo supercomputador promoverá a aplicação e o desenvolvimento de abordagens complexas de modelagem e simulação, abrindo novos caminhos para nossa pesquisa na BASF", destaca Martin Brudermueller, vice-presidente do Conselho de Administração e diretor de tecnologia da BASF.
Com o novo sistema será possível reduzir o tempo necessário para obtenção de resultados, de vários meses para dias, em todas as áreas de pesquisa. Como parte da estratégia de digitalização da BASF, a empresa planeja expandir significativamente suas capacidades a fim de executar experimentos virtuais com o supercomputador.
"Na atual economia baseada em dados, a computação de alta performance desempenha um papel fundamental na condução de avanços na exploração espacial, na biologia e nas pesquisas de inteligência artificial. Esperamos que este supercomputador ajude a BASF a realizar cálculos extraordinários com uma velocidade impressionante”, afirma Meg Whitman, CEO da HPE.
Com processadores Intel Xeon e arquitetura de baixa latência e grande largura de banda (bandwidth) Omni-Path da Intel, além do software de gerenciamento da HPE, o supercomputador atua como um único sistema.
Com um desempenho eficaz de mais de 1 Petaflop (que equivale a um quatrilhão de operações de pontos flutuantes por segundo), é possível que uma infinidade de nós consiga executar simultaneamente tarefas altamente complexas, reduzindo drasticamente o tempo de processamento.
Desenvolvido e construído com a tecnologia HPE, o novo supercomputador será composto por várias centenas de nós. O supercomputador também irá potencializar os sistemas Apollo, da HPE.
O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores e tem um portfólio organizado em 5 segmentos: químicos, produtos de performance, materiais e soluções funcionais, soluções para agricultura e petróleo e gás.
A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016.