E-COMMERCE

Black Friday: balanços de R$ 871 mi a R$ 1,3 bi

Segundo a ClearSale, foram realizadas 2,09 milhões de transações durante o período. 

01 de dezembro de 2014 - 12:10
Segundo a ClearSale, foram realizadas 2,09 milhões de transações na Black Friday. Foto: Maxx-Studio/Shutterstock.com

Segundo a ClearSale, foram realizadas 2,09 milhões de transações na Black Friday. Foto: Maxx-Studio/Shutterstock.com

Enquanto o sucesso da Black Friday para o comércio parece evidente, há divergências quanto ao valor arrecadado pelas lojas na última sexta-feira. O valor vendido pode variar de R$ 871,9 milhões a R$1,3 bilhão de acordo com análises de diferentes organizações.

Segundo a consultoria Conversion, a Black Friday movimentou cerca de R$ 1,3 bilhão para o e-commerce, um aumento de 71% em relação à última edição. 

Já a E-bit relata que as vendas do comércio eletrônico na última sexta-feira somaram R$ 1,16 bilhão.

Enquanto isso, a ClearSale, em parceria com o Busca Descontos - responsável pelo site BlackFriday, afirma que o evento movimentou R$ 871,9 milhões no comércio eletrônico brasileiro. Em 2013, o valor ficou em R$ 424 milhões.

Segundo a ClearSale, foram realizadas 2,09 milhões de transações durante o período. Os produtos mais procurados foram os eletrônicos, com 42% das vendas, seguidos dos artigos de esporte e lazer, com 15%. Depois, apareceram os itens de informática (11%), viagens (10,6%) e moda (7,3%).

"Além de uma data para descontos, a Black Friday brasileira está se consagrando como um novo evento de consumo. Lojas que não participaram nominalmente da Black Friday registraram um aumento médio de 31% nas vendas em relação ao ano anterior", acrescenta Diego Ivo, CEO da Conversion. 

Este ano, o evento também teve uma participação maior das lojas físicas, que anunciaram a Black Friday em anúncios e vitrines para angariar mais consumidores e embarcar na nova data do varejo. 

“Percebemos que muitas empresas, mesmo não sendo e-commerce, aproveitaram o buzz da Black Friday para se aproximar dos seus clientes, seja em shopping centers ou campanhas de TV”, afirma Ivo.