Foto: Depositphotos
A Brasal Refrigerantes, engarrafadora brasiliense da Coca-Cola, adotou a solução da Octágora, dona de um software para assistência técnica à distância, para digitalizar seu suporte técnico e reduzir os custos operacionais.
Segundo a empresa, a ferramenta permite que o técnico identifique a origem da falha e oriente o operador local na execução de procedimentos simples.
"Grande parte das falhas não exige intervenção presencial. Com o diagnóstico remoto, conseguimos orientar o cliente e resolver o problema à distância, preservando recursos e reduzindo o tempo de parada dos equipamentos. O ganho não está só na produtividade, mas na previsibilidade. Hoje conseguimos planejar melhor o uso da frota técnica e direcionar as visitas presenciais apenas para casos críticos", explica Rafael Henrique de Almeida, coordenador de refrigeração da Brasal Refrigerantes.
Com isso, a Brasal, conseguiu reduzir em 57% o tempo médio de atendimento, além de diminuir o tempo de resolução de chamados de 2,8 dias para 1,6 dias, superando a meta interna de três dias.
Até o momento, 14% dos atendimentos realizados foram resolvidos totalmente à distância e 30% tiveram diagnóstico remoto prévio, otimizando o deslocamento das equipes. A Brasal também registrou queda de 21% na quilometragem rodada pela frota técnica.
Uma pesquisa de satisfação realizada pela companhia indicou uma aprovação de 98% para o novo modelo de atendimento.
Fundada em 1963, a Brasal representa marcas como Coca-Cola, Volkswagen, Ford, Petrobrás e Shell, além de atuar nos segmentos imobiliário, por meio da Brasal Incorporações, e de geração de energia renovável, com a Brasal Energia.
Com sede em Brasília, atualmente, a companhia está presente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Rio de Janeiro. Na Brasal Refrigerantes, são mais de 21 mil pontos de venda atendidos no Distrito Federal e seu entorno.
Fundada em 2020 e com sede na capital paulista, a Octágora tem um software que combina recursos audiovisuais, inteligência artificial e um sistema de gestão de atendimento remote first.
No passado, a empresa participou de programas de aceleração como Plug and Play, Oxigênio, InovAtiva, Sebrae for Startups, Capital Empreendedor, InTech 4.0 Lab, Liga Ventures, Microsoft for Startups e 100 Open Startups.
Em fevereiro deste ano, a Octágora captou R$ 1,4 milhão em uma rodada pré-seed liderada pela B Venture Capital (BVC) com participação da Domo Invest e da Wow Aceleradora.
