MONITORAÇÃO

Cemig monitora solo com uso de IA

Solução desenvolvida com o Senai prevê futuros locais com erosão e áreas de risco.

05 de novembro de 2025 - 09:25
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Cemig desenvolveu em parceria com o Senai uma solução de mapeamento e prevenção de riscos de erosão no solo próximo às torres de transmissão, com o uso de inteligência artificial.

A ideia do projeto é detectar erosões existentes e prever áreas que ofereçam riscos, oferecendo suporte para a tomada de decisão e a priorização de investimentos em infraestrutura elétrica.

As linhas de transmissão são responsáveis por transportar a energia gerada nas usinas até as subestações de alta tensão, onde ocorre a adequação dos níveis de tensão para posterior distribuição aos centros urbanos e regiões consumidoras.

O projeto da solução integrou o modelo Equação Universal de Perdas do Solo (USLE) a técnicas de visão computacional baseadas em redes neurais convolucionais (Mask R-CNN), utilizando imagens de satélite de alta resolução.

O USLE gera um mapa de suscetibilidade à erosão de todo o estado mineiro, considerando fatores como topografia, precipitação, uso e cobertura do solo e características do relevo.

A Mask R-CNN, alimentada por imagens da constelação de satélites PlanetScope, foi treinada para reconhecer automaticamente áreas afetadas pela erosão, com alta precisão na segmentação de regiões críticas próximas às linhas de transmissão.

As ferramentas proporcionaram um estudo que mostra 27,4% da área do estado com riscos leves de erosão, 21,5% praticamente nulo, 9,2% de risco alto e 2,4% muito alto.

“Trata-se de um avanço significativo no uso de inteligência artificial aplicada à gestão de riscos ambientais e à infraestrutura crítica. Antecipar os riscos associados à erosão é essencial para garantir o fornecimento de energia à população e a segurança operacional do sistema”, explica Carlos do Nascimento, engenheiro de Transmissão da Cemig.

O cruzamento de dados da solução da Cemig e do setor de Inovação em Energias Renováveis e de Sistemas Embarcados do Senai oferece potencial de redução de custos de manutenção corretiva e pode ser aplicado em projetos de engenharia civil, mineração, agricultura e planejamento urbano.

Sediada em Belo Horizonte desde 1952, a Cemig atende 774 municípios de Minas Gerais por meio da Cemig Distribuição. Além disso, está presente em outras 26 unidades federativas do Brasil, com vendas a clientes finais no mercado livre de energia.

Atualmente, a companhia opera cerca de 5 mil quilômetros de linhas de transmissão, fundamentais para garantir a integração do Sistema Interligado Nacional (SIN).