RECEITA

ChatGPT terá anúncios

OpenAI vai começar testes com determinados usuários nos Estados Unidos.

19 de janeiro de 2026 - 15:46
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou que irá testar a veiculação de anúncios para determinados usuários nos Estados Unidos.

Neste primeiro momento, a ideia é realizar testes na versão gratuita e também em uma versão de baixo custo, chamada Plano Go, recém lançada na Índia e que será expandida para os Estados Unidos.

A OpenAI garante que os anúncios não irão influenciar as respostas do chatbot e que os dados dos usuários não serão comercializados com anunciantes.

As propagandas irão aparecer na parte final da tela do ChatGPT, logo após a resposta gerada pela solução, de forma separada do conteúdo tradicional.

Além disso, os resultados patrocinados só aparecerão se forem relevantes para as interações, o que indica que nem todas as conversas exibirão anúncios. Eles também não devem contemplar temas relacionados à saúde e à política.

Estima-se que cerca de 800 milhões de usuários acessem semanalmente a plataforma. A princípio, o Brasil não será impactado pela novidade, mas o objetivo é expandir o modelo futuramente para outros países.

Mesmo com a nova fonte de receita, a big tech dificilmente será lucrativa por alguns anos, devido ao compromisso de investir cerca de US$ 1,4 trilhão em data centers e chips para inteligência artificial.