MANUTENÇÃO

Clube Hebraica: Astrein para gerenciar ativos

Fundado em 1953, o Clube Hebraica conta com área construída de cerca de 66 mil m².

17 de dezembro de 2014 - 09:49
Fundado em 1953, o Clube Hebraica conta com área construída de aproximadamente 66 mil m². Foto: Divulgação.

Fundado em 1953, o Clube Hebraica conta com área construída de aproximadamente 66 mil m². Foto: Divulgação.

Para gerenciar a manutenção de mais de 8 mil ativos existentes Clube Hebraica, a empresa contratou a solução de Gestão de Manutenção SSA da Astrein, especializada em soluções e software para central de cadastro, gestão de manutenção e facilities, e inspeção de obras. 

Fundado em 1953, o Clube Hebraica, em São Paulo, conta com área construída de aproximadamente 66 mil m², onde são realizadas diversas atividades culturais, esportivas e religiosas relacionadas à preservação da cultura judaica. 

O modelo de manutenção do Hebraica é terceirizado. Entre as empresas há um prestador responsável por todos os serviços de manutenção e limpeza. Aproximadamente 200 funcionários fixos e mais 200 terceirizados fazem parte das equipes de manutenção, conservação e asseio do clube. 

O gerenciamento da manutenção do local inclui todo o processo de solicitações de serviços relacionados à manutenção civil, elétrica, eletrônica, hidráulica, mecânica e automação, tratamento de quadras e piscinas, além do acompanhamento técnico na execução de serviços como jardinagem, lavanderia, segurança, pequenas obras e serviços gerais.

Luis Henrique Ribas Alça, gerente de patrimônio do Hebraica, conta que anteriormente as atividades de manutenção não eram organizadas. 

“Fazíamos o controle das ordens de serviço com uma planilha, mas era muito difícil saber tudo o que era solicitado e executado. Na maioria das vezes os funcionários responsáveis pela manutenção eram chamados diretamente para realizar alguma atividade na mesma hora, sem que o departamento fosse avisado, e isso dificultava bastante o controle e o planejamento das ações”. 

Cerca de 700 ordens de serviços eram abertas por mês. 

Em setembro de 2013, com um novo contrato de manutenção, o clube solicitou que a empresa prestadora de serviços adotasse o software da Astrein para realizar todo o cadastro de ativos e a gestão da manutenção. 

A partir da implementação do software da Astrein, foi realizado o levantamento e cadastramento de todos os ativos existentes no local, as ordens de serviço começaram a ser contabilizadas corretamente e o departamento passou a ter controle mais assertivo de cada solicitação, com a possibilidade de analisar custos, materiais e tempo de execução de cada ordem de serviço.

“Com o controle total das ações iremos dividir essas informações com todos os departamentos para aumentar a conscientização dos colaboradores quanto ao valor da manutenção”, conta Alça.  

Após a adoção do software e o maior controle de processos proporcionado por ele, o número de ordens serviços mensais cresceu mais de dez vezes no clube.

Uma das metas da empresa é diminuir as manutenções corretivas e ampliar as preventivas, criando um programa de manutenção programada. Outra meta é centralizar toda a informação criando um histórico de todos os ativos do clube com dados confiáveis para auxiliar na tomada de decisões.

A Astrein atende empresas de grande e médio porte e conta com mais de 400 clientes.