
Débora Pazzim, head de e-commerce da CooperShoes. Foto: Divulgação
A CooperShoes, empresa gaúcha conhecida por produzir tênis da marca All Star, Vans, Asics, entre outras, adotou o Oracle Responsys, parte do Oracle Marketing Cloud, para estabelecer contato direto com o consumidor final em um projeto da Compass, empresa de tecnologia do grupo UOL.
Até 2021, a empresa atuava somente produzindo calçados para as empresas donas das marcas, sem possuir qualquer contato com o cliente final.
Com a entrada no ar de um site de comércio eletrônico próprio, a CooperShoes precisou de ferramentas para se comunicar diretamente com o comprador final dos produtos.
Conforme Débora Pazzim, head de e-commerce da CooperShoes, anteriormente, a taxa de conversão da empresa era muito baixa e os designs das peças das campanhas enviadas por e-mail não eram exatamente o que a marca desejava.
Assim, adotou o Oracle Responsys para atuar com o mercado B2C. Com a solução, o e-commerce da empresa passou a contar com campanhas de marketing que contemplam temas específicos para entender o perfil do seu público.
“O que mais me chamou atenção no Oracle Responsys foi a facilidade em criar os programas e também a criação de layouts ou o carregamento de peças de campanhas prontas”, explica Pazzim.
Após um mês de uso, a solução ajudou a taxa de abertura de e-mails saltar de 1% para 12%, número que atendeu às expectativas da empresa.
Segundo Pazzim, as campanhas de maior sucesso são as voltadas para os chamados “sneaker heads”, pessoas que colecionam e comercializam tênis raros.
"O sneakerhead fica esperando o envio do e-mail. Deixa até com “estrelinha”. Conseguimos notar que, assim que liberamos o e-mail marketing, o pico de Oracle Responsys corresponde a 80% da comunicação em relação aos outros canais na primeira hora da campanha”, afirma a head.
Para o futuro, a CooperShoes pretende expandir sua comunicação para mensagens de texto
Fundada em 1998 na cidade de Picada Café, no Rio Grande do Sul, a CooperShoes produz calçados vulcanizados e cementados para marcas como Converse, Asics, Timberland e Vans.
A companhia conta com cinco plantas fabris, sendo quatro no Brasil e uma na Argentina, cerca de 2,9 mil funcionários e fabrica mais de 5,4 milhões de pares de calçados por ano.
Há 30 anos no Brasil, a Oracle conta com mais de 2 mil colaboradores no país e tem escritórios em Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
O faturamento da companhia é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2021, foi de US$ 40,5 bilhões, alta de 4% em relação ao período anterior.
A Compass (antiga Compasso) foi fundada em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, e comprada pela UOL em 2013, quando tinha 170 funcionários e era basicamente focada em tecnologias da Oracle.
Hoje, a empresa tem 4 mil colaboradores e cobre todo um espectro de tecnologias mais faladas do momento, sob o guarda chuva “transformação digital”: RPA, chatbots, reconhecimento facial, IoT e Big Data.