NOVAS SINDICÂNCIAS ABERTAS

Desvios na Procempa somam R$ 3 milhões

Kulczynski está no gabinete do vice prefeito e Tartari, na Secretaria Municipal da Fazenda.

15 de julho de 2013 - 10:13
Sindicâncias apuram desvios milionários na Procempa. Foto: Flickr.com/expressomt

Sindicâncias apuram desvios milionários na Procempa. Foto: Flickr.com/expressomt

Depois de ouvir depoimentos de cerca de 15 pessoas e escrafunchar os documentos, notas, contratos, arquivos, processos e procedimentos da Procempa, a sindicância estabelecida pela Prefeitura de Porto Alegre e Controladoria Geral do Município para investigar possíveis irregularidades na estatal chegaram a uma soma de R$ 3 milhões em desvios.

O montante inclui serviços pagos e nunca realizados, informa Zero Hora.

O trabalho, entretanto, não terminou.

Agora, duas novas sindicâncias serão instauradas para seguir apurando responsabilidades em condutas irregulares, com foco no plano odontológico da empresa e contratações de fornecedores.

Conforme explicou à Zero Hora o presidente interino da empresa, Maurício Gomes da Cunha – cuja data limite para ocupação do cargo encerra nesta segunda-feira, 14 -, até o momento, as investigações identificaram mandantes e chefias que coagiram servidores para realizarem atos questionáveis com o intuito de pagar mal, esconder informações e ludibriar controles internos.

As apurações trouxeram atona casos de extravio de documentos, peculato, inserção de dados falsos no sistema da companhia, advocacia criminosa e prevaricação.

Agora, a fase é de abertura de processos administrativo-disciplinares (PADs) contra dois funcionários, registro de ocorrências policiais por sumiço de documentos e encaminhamento ao Ministério Público de notícias-crime envolvendo empregados e seis pessoas que ocupam ou ocuparam cargos em comissão.

Também haverá ingresso de ações civis de reparação de danos contra servidores e empresas, com o que a estatal espera recuperar os valores desviados.

Como Cunha foi designado interinamente e não tem intenção de ficar no cargo, segundo o prefeito José Fortunati, um novo nome será indicado em breve. Por hora, o próximo presidente da Procempa ainda está em debate.

NOVOS RUMOS DE KULKZYNSKI E TARTARI

O ex-presidente, André Imar Kulczynski, que renunciou no dia 05 de junho, cerca de uma semana depois de publicadas as primeiras denúncias de irregularidades na companhia, está lotado no gabinete do vice-prefeito Sebastião Melo.

Kulczynski teve a lotação assim que deixou a presidência da estatal, e, em seguida, tirou licença prêmio de 30 dias, retornando ao gabinete nesta segunda-feira, 14, segundo a colunista de ZH Rosane Oliveira.

Ele é técnico do Tesouro do Estado e está cedido à prefeitura desde 2005.

Já o ex-diretor Técnico da Procempa, Zilmino Tartari, que foi cedido à empresa pelo Banrisul, renunciou junto com Kulczynski e está lotado na Secretaria Municipal da Fazenda, atuando em projetos especiais de TI.