.jpg?w=730)
Gustavo (CEO) e Matheus Beltrami (CTO), da DeX. Foto: divulgação.
A DeX, startup de engenharia de dados, acaba de levantar uma rodada de investimentos pré-seed liderada pela EquitasVC, um fundo de venture capital focado em fundadores de perfil técnico.
A rodada, que não teve seu o divulgado, também contou com a participação da Grão VC, uma empresa de venture capital que investe em startups em estágio inicial no Brasil.
A DeX ainda recebeu recursos de Denys Monteiro, CEO Brasil da ZRG Partners; Doug Scherrer, investidor e ex-CFO do Nubank; e Carlos Lopes e Pedro Vazques, sócios da BluStone Capital.
Fundada em 2023 por Gustavo (CEO) e Matheus Beltrami (CTO), a DeX é uma empresa de engenharia de dados que automatiza o gerenciamento de tabelas em data lake.
Gustavo fez carreira em grandes empresas como Amazon Web Services (AWS), McKinsey & Company e Rappi, onde gerenciou roll-outs para nove países da América Latina.
Já Matheus atuou em companhias como Wildlife Studios e Sanar, onde foi head de dados e analytics, além de ter co-fundado a Stealth Mode. O executivo também passou por Zodiac Data Systems, Valeo e Banco Safra.
A DeX utiliza inteligência artificial para entender os padrões de uso de negócios, com soluções que se concentram na transformação e distribuição de dados, com o intuito de eliminar processos manuais e o desperdício de computação em nuvem.
Sua proposta é aumentar a produtividade dos times de dados em mais de 40% e otimizar os processos de computação em nuvem, trazendo um desempenho dez vezes mais rápido e reduzindo os custos totais de infraestrutura em mais de 30%.
Com menos de cinco meses de operação, a DeX já fatura R$ 800 mil e tem planos de ultrapassar a marca de R$ 1,8 milhão nos próximos dois meses.
Agora, o capital investido deve ser usado para expandir o time de engenharia, acelerar o desenvolvimento da plataforma proprietária e aumentar o alcance de marketing.
Fundada em 2020, a EquitasVC tem sede em São Paulo e investe principalmente em rodadas pré-seed, seed e série A, oferecendo orientação estratégica e operacional.
Já a Grão VC foi fundada em 2016 e também atua com investimentos em rodadas iniciais.