ELETRICIDADE

Eletrobras amplia adoção de solução da C3 AI

Tecnologia fornece suporte à tomada de decisão em menos de 10 segundos.

 

18 de agosto de 2025 - 13:18
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Eletrobras, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, contratou a C3 AI, norte-americana de capital aberto especializada em inteligência artificial empresarial, para expandir a adoção da solução AI Grid Intelligence nas centrais de operação da companhia, com foco no monitoramento e resolução de falhas em tempo real. 

Após a implementação inicial da solução em dez subestações em 2024, a Eletrobras dará início à ampliação da ferramenta para todos os ativos de sua rede de transmissão. 

A tecnologia oferece aos operadores uma visão contextual em tempo real, agiliza as respostas a falhas e contribui para a estabilidade e conformidade da rede elétrica. 

Em casos de falhas, a C3 AI Grid Intelligence identifica alarmes e agrupamentos de incidentes, determina os equipamentos e subestações afetados e fornece suporte à tomada de decisão em menos de 10 segundos, um processo que anteriormente podia levar de vários minutos a algumas horas. 

A empresa também está utilizando a ferramenta C3 Generative AI para otimizar a produção de relatórios operacionais, permitindo que os operadores se dediquem a atividades de maior valor agregado. 

“Estamos aplicando soluções avançadas de inteligência artificial e dados para ampliar a eficiência da rede e garantir melhor atendimento aos consumidores em todo o Brasil, sempre priorizando a segurança dos ativos, das pessoas e do meio ambiente”, afirmou Lucas Pinz, diretor de inovação e tecnologia da Eletrobras. 

Fundada em 1962 como estatal, a Eletrobras passou por um processo de privatização em 2022, no qual o governo federal deixou de ser o acionista majoritário, mas manteve participação relevante e poder de veto em decisões estratégicas. 

A companhia possui participação em usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares, eólicas e solares, além de operar uma extensa rede de linhas de transmissão que interliga praticamente todo o território nacional.

Fundada em 2009, a C3 AI tem sede em Redwood City, na Califórnia. Além dos Estados Unidos, a empresa tem escritórios na Austrália, França, Alemanha, Itália, Holanda, Reino Unido, Singapura, México e Índia. 

Com parceiros como Google Cloud, Microsoft, Amazon, Raytheon, FIS e Baker Hughes, a C3 AI tem clientes como Shell, Bank of America, Força Aérea dos Estados Unidos, Koch Industries e Engie.