Claudia Gusukuma, gerente de gente e gestão da Eletronet - Foto: Linkedin
A Eletronet, operadora de telecomunicações brasileira e parte do grupo Eletrobras, adotou em seu processo de recrutamento o uso da plataforma SophIA, da StarMind, especializada em soluções corporativas de inteligência artificial.
Em um momento de expansão e com planos de ampliar o quadro de colaboradores em 2026, a empresa pretendia modernizar e agilizar as etapas preliminares de seus processos seletivos.
Customizada pelo time de RH da companhia, a SophIA agora realiza o processo de triagem de candidatos ao utilizar modelos de análise de comportamento, aplicação de testes comportamentais e avaliação semântica para a condução de entrevistas personalizadas.
Com o uso de linguagem natural e machine learning, a plataforma compara as informações disponibilizadas no currículo pelo candidato e realiza uma entrevista por voz ou texto, com perguntas construídas em tempo real.
De acordo com as respostas, a solução explora termos relacionados à função pretendida, com testes comportamentais, se necessário.
Ao final, os dados coletados são apresentados em um painel para o recrutador, com os pontos fortes e os pontos de atenção do candidato, um score adequado ao perfil profissional da vaga e um ranking com os mais aderentes à oportunidade.
“Esperamos que a IA reduza significativamente o tempo de resposta às áreas solicitantes e as tarefas manuais do RH. Temos planos de expandir o uso da IA para capacitação, avaliações contínuas e automações de outros fluxos internos, ampliando a eficiência operacional e fornecendo ainda mais suporte estratégico à liderança”, adianta Claudia Gusukuma, gerente de gente e gestão da Eletronet.
Há 20 anos no mercado, a Eletronet possui uma rede nacional de fibra óptica baseada em tecnologia Optical Ground Wire (OPGW) com mais de 17 mil km. A empresa conta com 170 pontos de presença (POPs, na sigla em inglês) integrados às redes de transmissão de energia elétrica.
Fundada em 2021 e com sede em São Paulo, a StarMind oferece soluções corporativas de IA voltadas para processos empresariais, com planos de se tornar uma companhia de capital aberto.
Além da SophIA, a empresa conta com soluções de atendimento ao cliente com IA 24/7, em vários idiomas, assistente inteligente para automação em clínicas e consultórios e ferramentas que ajudam a usar IA para decisões.
