ONDA DE FRIO

Estão aquecendo pinguins em Gramado


24 de julho de 2013 - 15:14
Pinguins em Gramado curtindo um split. Foto: Gramadozoo.

Pinguins em Gramado curtindo um split. Foto: Gramadozoo.

Está tão frio, mas tão frio, que os pinguins do zoológico de Gramado, na Serra Gaúcha, foram colocados numa sala especial com splits para aumentar a temperatura.

“Em função do frio, o climatizador serve para aquecer o recinto. Mantemos a temperatura sempre próxima dos 16ºC”, afirma o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.

A verdade é que os pinguins do parque não são os mais durões da ordem dos Sphenisciformes, que reúne as 18 espécies de pinguim.

O chamado pinguim-de-magalhães, tem 70 centímetros de comprimento, entre 5 a 6 kg de peso, não vive no frio extremo, preferindo temperaturas entre 0º e 15º graus. O climatizador em Gramado está setado em 16º.

“Tem muita gente que pensa que pinguim gosta do frio, mas não é o caso dos pinguins-de-magalhães, que são animais que viajam para a costa brasileira em busca de correntes marítimas mais quentes e de alimento”, informa Stadler.

O pinguim imperador, sim aguenta o frio. Os animais dessa espécie podem medir até 1,22 metros de altura, pesar até 37 kg e são dos poucos que passam o inverno na Antártida, onde a temperatura pode chegar a 40º negativos e ventos de 200 km/h.

Certamente, um animal muito mais adaptado as condições climáticas do Sul do país nos últimos dias.