
Carlos Curioni, CEO do Elo7. Foto: divulgação.
A Etsy Inc., norte-americana que opera marketplaces bilaterais, anunciou a aquisição do Elo7, marketplace brasileiro especializado em mercadorias personalizadas e feitas sob encomenda, por US$ 217 milhões.
O valor, que deverá ser pago em dinheiro (e não em ações, por exemplo), está sujeito a ajustes relativos ao capital de giro do Elo7, despesas da transação, caixa e endividamento, e pode ser reduzido pelo valor de prêmios patrimoniais da Etsy concedidos a funcionários do Elo7 que atuaram no processo da aquisição.
Fundado em 2008, o Elo7 foi criado em Campinas, no interior de São Paulo, e possui cerca de 150 funcionários. De acordo com o Info Money, o site movimentou R$ 700 milhões em vendas em 2020, quando registrou crescimento de 11% .
O marketplace conecta cerca de 1,9 milhão de compradores ativos a aproximadamente 56 mil vendedores, que disponibilizam quase 8 milhões de itens para venda.
A plataforma inclui cerca de 40 categorias do varejo, com mais de 50% das vendas brutas de mercadorias voltadas a itens para casamentos, bebês e decoração, a maioria feita sob encomenda.
Com a aquisição, a Etsy busca uma marca local no mercado latino-americano, que deve atingir aproximadamente US$ 29 bilhões em 2021 e crescer 26% ao ano até 2024, tendo o Brasil como a maior praça.
“A Etsy atualmente não tem uma carteira de clientes significativa na região. Estamos ansiosos para receber a talentosa equipe de liderança e os funcionários do Elo7 na família Etsy”, afirma Josh Silverman, CEO da Etsy Inc.
Já a Elo7 quer aproveitar o conhecimento em marketing e produtos da Etsy para ajudar o marketplace, a comunidade e a equipe do Elo7 a alcançar todo o seu o potencial no Brasil.
“A Etsy sempre foi uma inspiração e uma referência para nós, uma empresa cuja missão e cultura são tão próximas das nossas”, afirma Carlos Curioni, CEO do Elo7.
Após a finalização da aquisição, que deve acontecer no terceiro trimestre, o marketplace seguirá operando de forma independente, com sede em São Paulo e administrado pela equipe de liderança já existente, mas contará com a expertise de gestão de produtos, marketing, tecnologia e suporte ao cliente da Etsy.
Fundada em 2005 e sediada em Nova York, nos Estados Unidos, a Etsy conecta artistas independentes com consumidores em busca de presentes, colecionáveis e bens personalizados através de marketplaces bilaterais on-line.
Além da Elo7, a empresa adquiriu recentemente a Depop, marketplace global de moda baseado em Londres, por US$ 1,62 bilhões e, com as duas empresas, passará a operar quatro marcas de comércio eletrônico: Etsy, Reverb, Depop e Elo7.
No primeiro trimestre de 2021, a companhia teve lucro bruto de U$$ 407,7 milhões, o que representa um aumento de 180% em comparação ao mesmo período do ano anterior, e aumentou a base de compradores ativos em 89,9%, atingindo 90,6 milhões.