PAGAMENTOS

Evoluservices automatiza onboarding com Pipefy

IA reduziu em 70% o tempo de análise de cadastros.

08 de dezembro de 2025 - 12:39
EvoluServices agilizou o onboarding. Pegaram a tirada? Foto: Depositphotos.

EvoluServices agilizou o onboarding. Pegaram a tirada? Foto: Depositphotos.

A EvoluServices, empresa de meios de pagamento, recorreu à tecnologia da Pipefy, startup brasileira de automatização de gestão de processos, para automatizar o onboarding e validação cadastral de clientes e parceiros.

A companhia enfrentava desafios diante de um processo manual e fragmentado, que aumentava o tempo de análise e a carga de trabalho das equipes. 

Para auxiliar na otimização da segurança e conformidade, a Pipefy criou o Risk AI Studio, plataforma que conecta dados, pessoas e métodos para garantir a governança e a mitigação de riscos.

A solução foi desenvolvida para oferecer uma visão única sobre riscos regulatórios e contratos de stakeholders. 

Com segurança e governança integradas, cada etapa se torna totalmente rastreável e auditável. 

Nesse cenário, a Pipefy acelerou as aprovações e aumentou a eficiência das equipes, reduzindo em 70% o tempo de análise de cadastros para onboarding de clientes.

“Conseguimos reduzir nosso SLA de análise de 26 minutos para 8 minutos. Além da agilidade, ganhamos segurança com a biometria e deixamos de trabalhar aos fins de semana. Hoje o processo é automatizado e escalável, o que representa um salto enorme para o time”, comenta Pedro Alves, analista de processos júnior da EvoluServices.

Outra melhoria foi a diminuição de 95% no SLA total de aprovação. O tempo médio deste sistema, que era de 53 horas, passou para apenas 2 horas e 26 minutos. 

O resultado impactou diretamente na experiência do cliente, eliminando filas e esperas no onboarding. 

Além disso, a EvoluServices passou a ter 100% de suas consultas automatizadas. 

A EvoluServices é uma empresa brasileira de meios de pagamento, fundada em 2001 e sediada em São Paulo. 

Ela oferece soluções como maquininhas, links de pagamento, parcelamentos e sistemas voltados especialmente para o setor de saúde, além de outros segmentos. 

Fundada em Curitiba em 2015, a Pipefy atua na gestão das “solicitações de chamadas” nas áreas de RH, finanças e atendimento aos clientes.

Sua solução substitui planilhas Excel ou softwares legados que precisam ser modificados por profissionais de TI em caso de que surja a necessidade de reformular um determinado processo.