INFRA

Exército Brasileiro aposta em data center modular

Projeto contou com Envolve Ambientes Seguros, Planeje Tecnologia e Solo Network.

16 de setembro de 2025 - 15:47
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Exército Brasileiro construiu um novo data center modular em São Paulo com as soluções da Envolve Ambientes Seguros, fabricante brasileira de ambientes seguros, salas seguras e containers para data centers, e da Planeje Tecnologia, especializada em soluções de data center sob medida.

Realizado por meio de um edital público, o projeto contou com a participação da Solo Network, uma das maiores integradoras de TI do Brasil, que atua como parceira da Envolve.

Chamada de 3º Centro de Telemática de Área (3º CTA), a infraestrutura modernizada já era uma unidade responsável por gerenciar informações críticas relacionadas à defesa nacional, abrangendo aspectos logísticos e estratégicos. 

Porém, sua base tecnológica datava de mais de 30 anos e tornou-se obsoleta e insuficiente para garantir a segurança e a disponibilidade das informações armazenadas.

O projeto envolveu desde a concepção e aprovação técnica internacional, com certificação Tier III pelo Uptime Institute dos Estados Unidos, até a implementação dos sistemas essenciais ao funcionamento de um data center.

O papel da Envolve foi instalar uma sala segura modular, com 112 m² e proteção avançada contra incêndios, resistência contra arrombamentos, estanqueidade a jatos d’água, além de blindagem eletromagnética e resistência a impactos físicos. 

“Antes, o data center era extremamente vulnerável, sem proteção contra falta de energia ou ataques físicos. Agora, o Exército conta com uma infraestrutura que atende aos mais exigentes padrões internacionais de segurança e resiliência, capaz de suportar até seis horas de exposição direta ao fogo e ataques de alta intensidade”, afirma Antonio Olivieri, diretor técnico da Envolve.

A Planeje Tecnologia, por sua vez, assumiu a missão de integrar diversos subsistemas críticos para garantir a operação contínua do data center. 

Esta etapa compreendeu a adoção de subestações de média e baixa tensão, sistemas de climatização, geradores capazes de garantir autonomia energética por até 12 horas, sistema no-break e cabeamento composto por mais de mil pontos de fibra óptica e cabeamento metálico.

Criado em 1822, o Exército Brasileiro é uma das três Forças Armadas do Brasil, ao lado da Marinha e da Força Aérea, e tem como missão principal a defesa da soberania nacional, a garantia da lei e da ordem e a proteção do território terrestre. 

A instituição é a maior das Forças Armadas, contando com centenas de milhares de militares entre efetivos e reservas, distribuídos em comandos, regiões militares e unidades especializadas. 

O Exército atua tanto em operações de defesa e segurança, como em missões de paz da ONU, ajuda humanitária e ações de apoio à população em situações de calamidade. 

No mercado 2019, a Envolve é uma fabricante de ambientes seguros contra ameaças físicas, sinistros e invasões, como água, poeira, fogo, gases corrosivos, impacto, explosão, magnetismo e sabotagem.

Já a paranaense Planeje tem foco em integração e segurança para crescimento escalável. Entre seus parceiros, estão nomes como HikVision e Huawei.

Atuando desde 2002, a Solo Network atende mais de 6 mil clientes no mercado brasileiro com serviços de segurança digital, nuvem, colaboração corporativa, criatividade e engenharia. 

Com sede no Paraná, a empresa também tem operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Bahia. A consultoria trabalha com marcas como Microsoft, Adobe, Kaspersky, Check Point e Autodesk.

Entre seus clientes, estão nomes como Uninter, Ceitec, Frimesa, Hermes Pardini, Gazin, Sanepar e Banco BMG.