.jpg?w=730)
Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale. Foto: divulgação.
A Universidade Feevale, uma das principais instituições de ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre, adotou a Plataforma A, uma solução de Software as a Service (SaaS) da +A Educação, empresa gaúcha que está entre as grandes no segmento educacional do país.
Internamente batizada de Feevale+, a plataforma conta com recursos como ambiente de aprendizagem, conteúdo didático baseado em metodologias ativas, laboratórios virtuais e ferramentas de realidade virtual.
Os simuladores de realidade virtual, por exemplo, serão utilizados pelos estudantes das áreas de engenharia e saúde. Os laboratórios virtuais, por sua vez, simulam práticas com uma experiência gamificada.
Além disso, um conjunto de objetos 3D em realidade aumentada será utilizado e a plataforma de experiência de aprendizagem (LXP, na sigla em inglês) unificará todos os itens de conteúdo, com trilhas de aprendizagem elaboradas pelos professores.
“A gente está indo para uma estrutura que poucas instituições no mundo possuem. Temos dificuldade em ver essa integração e uma dificuldade de que isso esteja enraizado no processo. Trata-se de uma decisão institucional em que estamos optando por ter uma educação do século XXI para pessoas do século XXI”, explica Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale.
O negócio entre as duas organizações foi fechado em setembro de 2022. Desde então, o projeto foi personalizado para as necessidades da Feevale, tanto no ensino a distância quanto presencial, e já entrou em uso no início do ano letivo de 2023.
Todas as tecnologias foram construídas pela equipe da +A, utilizando alguns softwares de apoio, como o Unit e o Unreal, de desenvolvimento 3D, com hospedagem na nuvem da Amazon Web Services (AWS).
“Nós temos soluções educacionais desenvolvidas em um roadmap de produção interno. A Feevale passou a utilizar essas soluções e, com essa parceria, acaba retroalimentando o nosso ecossistema de desenvolvimento, trazendo feedback para evoluirmos as plataformas”, destaca Rodrigo Severo, diretor da +A Educação.
A +A Educação é uma empresa tradicional no mercado, fundada em 1973 como uma editora que se tornou líder na área acadêmica — especialmente com o selo Artmed.
Décadas depois, desenvolveu o Secad, um programa de educação continuada na área da saúde, e começou a se especializar na área de educação a distância. A partir dos anos 2000, veio a aproximação com as instituições de ensino.
Em 2010, a +A começou a representar a Blackboard, americana de tecnologia educacional que recentemente se fundiu com a Anthology, ficando no negócio por mais de 10 anos.
Ao longo desse período, a gaúcha veio desenvolvendo soluções próprias e, desde 2018, começou a investir mais pesado em tecnologia, fazendo uma série de aquisições de startups e montando um time com mais de 150 profissionais da área.
No total, mais de 1,5 mil instituições de ensino com 3 milhões de estudantes utilizam suas soluções.
Já a Feevale nasceu em 1969, mas a instituição só começou sua atuação como centro universitário 20 anos depois. Em 2010, adquiriu o status de universidade. Hoje a instituição conta com 10 mil estudantes em todos os níveis de ensino, cerca de 140 cursos de graduação e pós-graduação, além de 170 projetos de pesquisa e extensão.