
A Fiotec apoia o gerenciamento de programas e projetos de saúde da Fiocruz. Foto: Divulgação
A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) adotou a solução de telefonia em nuvem da GoTo, plataforma de comunicações empresariais e suporte de TI para pequenas e médias empresas.
Com implementação feita pela Loupen, distribuidora paranaense de software empresarial, a ferramenta adotada foi a GoTo Connect, que reúne telefonia em nuvem, videoconferência, mensagens e outros recursos de Comunicação e Colaboração Unificada (UCC, na sigla em inglês).
Na prática, a Fundação passou de um sistema de telefonia físico para uma plataforma de telefonia em nuvem, uma necessidade imposta com a implantação do trabalho remoto durante a pandemia.
“Os funcionários precisavam usar o telefone em casa para trabalhar, mas dependiam da telefonia fixa do escritório. Tínhamos problemas com o serviço da operadora, que já chegou a ficar 48 horas sem funcionar, além da infraestrutura física do PABX que exigia uma manutenção complexa, principalmente para encontrar peças dos aparelhos que precisavam ser substituídas", explica Ricardo Speroto, coordenador de infraestrutura da Fiotec.
Agora, cerca de 400 funcionários da instituição trabalham de forma remota com novos dispositivos móveis que possuem a aplicação da GoTo para realizar e receber chamadas.
A Fundação afirma que conseguiu economizar 20% em custos com a ferramenta, já que não precisa mais de serviços para a central física.
“A solução da GoTo era a mais adequada para atender às nossas necessidades. Simples de usar, conseguiu minimizar a resistência dos usuários em adotar novas tecnologias. Desde a implementação da plataforma, no início de 2021, a gestão da telefonia se tornou centralizada e não tivemos mais problemas ou chamados”, avalia Speroto.
Além da implementação, a Loupen realizou treinamentos sobre a GoTo Connect para os funcionários da Fundação.
Com atividades iniciadas em 1998, a Fiotec é uma fundação privada, sem fins lucrativos, que apoia o gerenciamento de programas e projetos de saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília.
A organização conta com mais de 10 mil profissionais envolvidos em projetos, mais de R$ 1,9 bilhão em contratos e mais de 3,5 mil projetos apoiados no decorrer dos anos.
Com sede em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, a GoTo (antiga LogMeIn) tem mais de 3,5 mil funcionários, US$ 1,3 bilhão em receita anual e 800 mil clientes, além de possuir mais de 3 mil escritórios e home offices na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, Austrália e outras regiões.
Já a Loupen foi fundada em 2012 como a primeira revendedora e distribuidora da GoTo e da LogMeIn no Brasil. Ela também atua com produtos das empresas Freshworks, Sophos e Monday.
Com sede em Cascavel, no Paraná, a empresa possui filiais no Brasil e no México, e conta com 95 funcionários listados em seu LinkedIn.