ECONOMIA

FMI: Brasil passa por mais grave retração

29 de abril de 2015 - 15:45
O FMI projeta uma contração de 1% do PIB brasileiro em 2015. Foto: alphaspirit/Shutterstock.

O FMI projeta uma contração de 1% do PIB brasileiro em 2015. Foto: alphaspirit/Shutterstock.

O Brasil passa por sua mais grave retração econômica em mais de duas décadas, segundo avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI) em seu último relatório sobre as economias da América do Norte e América Latina, divulgado nesta quarta-feira, 29.

O órgão projeta uma contração de 1% do PIB brasileiro em 2015 e inflação de 7,8%.

"Os investimentos privados ainda são um importante catalizador, uma vez que problemas de competitividade de longa data estão sendo agravados pelo afrouxamento das relações comerciais e pelo aumento das incertezas, incluindo as perdas decorrentes das investigações de irregularidades na Petrobras e o impacto da estiagem na oferta de energia", disse o fundo no documento.

Segundo o FMI, a confiança do consumidor piorou drasticamente no país, em meio à alta da inflação, ao afrouxamento da oferta de crédito e a um enfraquecimento no mercado de trabalho.

Para o órgão, a ação das autoridades para uma política monetária mais severa ajuda a enfraquecer a demanda no curto prazo, "mas é extremamente necessária para conter o aumento da dívida pública e reconstruir a confiança na política macroeconômica".

O documento ainda afirma que o realinhamento de preços em andamento, incluindo a taxa de câmbio frente ao real, pode ajudar a melhorar as chances de investimentos ao longo do tempo.