Futuro do SOA é colaborativo

Para Marco Cézar de Castro Bravo, diretor de Estratégia e Crescimento de Software para a América Latina, da IBM, o conceito de colaboração 2.0 é um dos principais componentes da arquitetura orientada a serviços (SOA, na sigla em inglês).
28 de outubro de 2008 - 17:21
Futuro do SOA é colaborativo
Para Marco Cézar de Castro Bravo, diretor de Estratégia e Crescimento de Software para a América Latina, da IBM, o conceito de colaboração 2.0 é um dos principais componentes da arquitetura orientada a serviços (SOA, na sigla em inglês).

"O mundo da colaboração é subsídio fundamental para este mundo de criação e desenvolvimento de software. Dentro da IBM trabalhamos com formas de buscar idéias internas e externas para novos focos e tecnologias em desenvolvimento", comentou o especialista.

O grande desafio, segundo Bravo, é que o cenário de web 2.0 é extremamente caótico onde todos publicam informações. Desta maneira, como transformar esta internet de segunda geração em valor para o pessoal da empresa? Simples.

A empresa do futuro será aquela que organiza o caos da web, que utiliza as plataformas sociais internamente com parceiros, fornecedores e clientes. Isto porque escutar o maior número de fontes e compartilhar informações tornará o desenvolvimento mais coerente, afirma. 
 
No entanto, isto vai acontecer com os filhos e netos do público presente ao Fórum de TI do Banrisul, para quem Marco palestrou nesta terça-feira, 28.

Até o momento, dados inconsistentes, repositórios isolados, ausência de versão única e comunicação ruim entre canais fazem partes do desafio. Neste cenário, SOA, BPM, BI, estão na frente, segundo ele, porque permitem otimizar o negócio na velocidade exigida e de forma flexível. Especificamente o SOA, porque constrói uma série de serviços ao redor do cliente que acabam por transformar as organizações de TI.

Até o momento, existe o que Bravo chama de gap entre o que se espera de colaboração e o que acontece. Porém, para as empresas inovadoras a web 2.0 não pode ser vista apenas como um opcional e são estas organizações que estão adotando as tecnologias em seu beneficio.

Citando pesquisas, o executivo cita o crescimento do crowdsourcing e das wikis -que até 2010 serão básicos para as empresas. Além disso afirma que mais da metade das empresas que adotou colaboração teve margens melhores do que a dos concorrentes, também citando pesquisas de mercado.